OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
Logo radio

Entrevistas de Ex-Diretores e Coordenadores da Rádio Universitária

Em 20/01/14 09:18. Atualizada em 29/08/14 08:29.

Como parte de nossas comemorações ao cinquentenário da Rádio Universitária 870AM, ocorrido ao longo do ano de 2013, decidimos contar um pouco da nossa história a partir do ponto de vista de profissionais que trabalharam e que ainda trabalham em nossa emissora e que, ao longo desses 50 anos, dedicaram muitos anos de suas vidas a criação, crescimento e consolidação do projeto de uma emissora da Universidade Federal de Goiás. 


A criação da Rádio da Universidade contribuiu de forma definitiva para a aproximação da UFG com a sociedade goianiense e se transformou em referência de emissora independente e agregou em torno dela toda uma geração de artistas e ativistas culturais goianos contribuindo de forma efetiva na criação de um ambiente de grande efervescência cultural sendo ela mesma parte dela.

Essa série de 10 depoimentos e entrevistas se inicia com um longo e importante depoimento do fundador da Rádio Universitária, Ivo Pinto de Melo, que nos conta muito sobre os primórdios da implantação do rádio em Goiás e de todo o processo de criação da Rádio Universitária, a primeira no Brasil ligada a uma Universidade e, salvo engano, a segunda emissora educativa no país. Dedicamos ao criador e primeiro diretor da emissora os dois primeiros programas que foram editados a partir de uma entrevista feita com ele pelos alunos de jornalismo da Faculdade de Comunicação em 1988.

Buscamos, numa linha cronológica, entrevistar todos os ex-diretores da Rádio Universitária que conseguimos localizar, e que se prontificaram a falar com a gente, e conseguimos os depoimentos de profissionais como Francisco Paes, Elder Montoro, Nelson Figueiredo, Pedro Paulo das Chagas e Roberto Nunes que passaram em determinado período desses 50 anos pela direção da emissora. Falamos também com o atual diretor, Luiz Signates que fala sobre sua experiência na emissora nos seus de 30 anos como profissional dela e, como atual diretor, o que se projeta para o nosso futuro.

Por maior que fosse nossa busca de ex-diretores para que os depoimentos fossem o mais completo possível, há lacunas que não conseguiremos preencher. Dentre essas lacunas uma é especialmente cara para nós da Rádio Universitária. Wilmar Alves, um grande profissional da comunicação que dirigiu a emissora por mais de 10 anos e consolidou o jornalismo dentro dela e que faleceu em 2006. Para cobrir a irreparável lacuna deixada pelo ex-diretor Wilmar Alves, entrevistamos sua esposa, Laurenice Noleto, conhecida no meio jornalístico como Nono Noleto que nos possibilitou conhecer um pouco mais do companheiro que contribuiu de forma definitiva para a consolidação do jornalismo dentro da Rádio Universitária, e da própria emissora.

Conversamos também com o professor Edson Spenthoff, coordenador de estágios e orientador dos alunos de comunicação que tem matérias práticas dentro da Rádio Universitária. Espenthoff fala sobre a importância da emissora na formação profissional do aluno e na relação Rádio/Curso.

Encerrando o conjunto dos 10 depoimentos, temos um profissional que penso ser um símbolo de resistência e de qualidade da Rádio Universitária que se personifica na bela voz e na simpática figura de João Sobreira Rocha. Sobreira é locutor dessa emissora e sua voz inconfundível embala nossos ouvintes por mais de 30 anos fato que nos orgulha muito.

São 10 arquivos com depoimentos interessantes sobre o início do rádio em Goiás e do processo de criação e consolidação da Rádio Universitária através de quem viveu e de quem ainda vive e de quem ainda viverá por muito tempo nessa querida emissora. Temos outros depoimentos a buscar. Nossa intenção e conversar com ex-alunos que estão no mercado de trabalho em emissoras de rádio, alunos que tiveram programas de rádio que marcaram época na Rádio Universitária como o Mesa de Bar com Antenor José Pinheiro e também com ouvintes assíduos que marcaram nossa programação ao longo desses 50 anos.

 

Ivo Pinto de Melo - Parte 1

Ivo Pinto de Melo - Parte 2

Elder Montoro E Francisco Paes

Nelson Figueiredo

Nonô Noleto Sobre Wilmar Alves

Pedro Paulo Das Chagas

Roberto Nunes

Luiz Signates

Edson Spenthof

João Sobreira

Fonte: Wilmar Ferraz

Categorias: Entrevistas Ex-Diretores Rádio Universitária