Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Radio Universitária

Histórico

Atualizado em 19/11/14 09:23.
  

A Rádio Universitária foi criada pela Resolução nº 14 de 1962 da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e outorgada pelo Decreto 56.876 de 16 de setembro de 1965.A concessão da Emissora foi a primeira no país para radiodifusão educativa e contou com a interferência do ministro da Justiça, o goiano Alfredo Nasser. 

O projeto de instalação foi coordenado por Ivo Pinto de Melo, primeiro diretor da Rádio, designado pelo reitor Colemar Natal e Silva. A instalação em prédio próprio se deu em 1965, na Alameda Botafogo e, na inauguração dos transmissores, a Rádio Universitária da UFG contou com a presença do senador por Goiás e ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, e do então governador Mauro Borges. 

Atualmente, a sede da Universitária fica no Lago das Rosas, no Setor Oeste, e os transmissores estão instalados no campus 2 da UFG - operando em 870 AM com 20 KW de potência -, além de disponibilizar o áudio também na internet pelo endereço www.radio.ufg.br.A RU firmou-se ao longo dos anos como um veículo de comunicação educativo-cultural e informativo que se destaca por possuir uma programação pautada pela qualidade musical e pela cobertura jornalística diferenciada. 

As atividades diárias são elaboradas com a meta de estabelecer a devida importância social de cada fato relevante para o público através de entrevistas, flashes, matérias especiais, quadros temáticos e, também, através de programas com informações locais, regionais, nacionais e internacionais.No final da década de 80, a RU consolidou sua política acadêmica firmando-se como laboratório do curso de Comunicação Social da UFG e, posteriormente, como laboratório para cursos de outras áreas do conhecimento como: Música, Engenharias, Informática, entre outros. 

Foi a partir daí que houve uma valorização da área de Jornalismo, com produções que marcaram época, como o programa "Mesa de Bar" onde se discutia política e assuntos variados com os formadores de opinião e intelectuais que militavam pela redemocratização do país. Também nesse período a RU passou a integrar o Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa (Sinred).A Emissora iniciou suas transmissões com uma potência de 1 KW em 1400 Khz na Alameda Botafogo, no Centro de Goiânia. 

Em 1978, um incêndio destruiu grande parte de seus equipamentos, móveis, acervo de áudio e outros registros. A rádio passou a funcionar precariamente, por cerca de um ano, num estúdio improvisado na sede dos transmissores no Setor Sul. Somente em 1979, a RU transferiu-se para o atual endereço, na Alameda das Rosas.A emissora irradia em ZYH 754, 870 AM com 20 KW e na internet, pelo site www.radio.ufg.br. 

A sede atual possui três estúdios e um auditório com capacidade para 110 pessoas sentadas, estacionamento próprio e salas para estudos. São 25 servidores efetivos e 60 estagiários trabalhando diariamente nas diversas produções.

 
 
Listar Todas Voltar