Rádio UFG lança podcast sobre saúde em parceria com o Ceti-Saúde
Com linguagem descomplicada, novo programa traduz temas científicos e busca combater desinformação nas redes sociais.
Com linguagem descomplicada, novo programa traduz temas científicos e busca combater desinformação nas redes sociais.
Programa é exibido aos sábados e domingos na Rádio UFG
Cerca de 50% das vagas são ofertadas pelo processo seletivo; prazo termina às 17h do dia 7/8
Produzida em parceria com a Propessoas/UFG, série "Mude a Frequência" incentiva a reflexão sobre inclusão, respeito e diferentes formas de perceber o mundo.
Alunos do Instituto Federal Goiano, Campus Ipameri, conheceram a estrutura da emissora, no último dia (26)
Iniciativa é uma demonstração prática da Universidade na defesa das mulheres
Nesta segunda-feira (10/8), às 8h, a jornalista Silvânia Lima conversa com a reitora da UFG, professora Sandramara Matias Chaves, sobre os principais compromissos da agenda institucional da Reitoria. A convidada da semana é Lueli Nogueira Duarte e Silva, Pró-Reitora de Graduação da UFG, que vai falar sobre o próximo Vestibular da UFG e sobre o início das aulas do segundo semestre letivo de 2026.
Produção:
Rádio UFG 88,5 FM
Reitoria Digital da UFG
O programa de hoje, fala sobre a importância de cuidar da saúde mental com a médica psiquiatra Manuella Rodrigues, mestre em saúde coletiva e servidora da UFG e do Tribunal de Justiça de Goiás.
Produção e Apresentação: Bárbara Falcão
Entrevistada: Dra. Manuella Rodrigues - médica psiquiatra, mestre em saúde coletiva e servidora da UFG e do Tribunal de Justiça de Goiás
Parceria: Ceti-Saúde UFG
O episódio do Programa Vida e Trabalho desta semana aborda como os professores da rede pública podem conferir se estão recebendo corretamente o piso nacional do magistério. O jornalista Wákila Mesquita entrevista a presidenta em exercício do Sintego, Ludmilla Morais.
A entrevistada reforça que o piso deve constar exatamente na linha de vencimento do contracheque, não podendo ser pago como complemento ou engessado por outros direitos adquiridos, como o quinquênio. Ludmylla Morais explica que o valor atual é de 5 mil e 130 reais para jornadas de 40 horas semanais, devendo ser feito o cálculo proporcional em caso de cargas horárias menores.
Além disso, a presidenta em exercício destaca a importância de conferir as especificidades da lei de carreira em cada município para assegurar o pagamento correto de progressões horizontais e verticais. Diante de eventuais irregularidades no pagamento, o docente pode acionar o jurídico do Sintego, que garante total sigilo e proteção dos dados.
Ouça o episódio completo no player.
Produção e Apresentação: Wákila Mesquita
Entrevistada: Ludmylla Morais, presidenta em exerxício do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (Sintego)
Conheça a Bolsa de Apoio Pedagógico e a Bolsa Moradia, dois programas de assistência estudantil da PRAE, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFG. A Bolsa de Apoio Pedagógico é um auxílio destinado a estudantes de baixa renda e atende centenas de alunos em todos os câmpus da UFG. Já a Bolsa Moradia é voltada para estudantes que precisaram deixar suas cidades de origem para cursar a universidade. O estudante Guilherme Martins conta, neste episódio, como a assistência ofertada pela PRAE impactou sua formação.
Produção: Lidiane Leles e Felipe Cordeiro
Apresentação: Felipe Cordeiro
Entrevistada: Paloma Mendes - Diretora de Atenção Estudantil da PRAE e Guilherme Henrique Tavares, Estudante da UFG e morador da CEU V
Parceria: PRAE, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFG
Nesta segunda-feira (03/08), às 8h, o jornalista Delfino Curado conversa com a vice-reitora da UFG, professora Camila Cardoso Caixeta, sobre os principais compromissos da agenda institucional da Reitoria. O convidado da semana é Fernando César Mota, membro da Comissão de Reconhecimento de Saberes e Competências (CRSC-PCCTAE/UFG). Ele vai explicar como a UFG se preparou para receber os processos de solicitação do RSC.
Produção:
Rádio UFG 88,5 FM
Reitoria Digital da UFG
O programa fala sobre um efeito curioso da vacinação: quando a prevenção funciona tão bem que a gente começa a esquecer o perigo. O convidado é o Dr. Renato Kfouri, que é médico pediatra, infectologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.
Produção e Apresentação: Bárbara Falcão
Entrevistado: Dr. Renato Kfouri - médico pediatra, infectologista, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações e membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações
Parceria: Ceti-Saúde UFG