Migração para FM
O processo de migração da Rádio Universitária UFG para FM atende o cumprimento do decreto presidencial n. 8.139/2013 e tem apoio da Reitoria da UFG.
A iniciativa conta com a consultoria da professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB), Nélia Rodrigues Del Bianco e prevê ainda a realização de diversas oficinas de capacitação dos servidores para adequar as produções a novos formatos, além de colocar todos os servidores da unidade em contato com a padronização conceitual das discussões existentes no rádio brasileiro.
Entre as temáticas abordadas ao longo das oficinas estão: o ecossistema midiático; conceito de Comunicação Pública; política de migração do AM para o FM no Brasil; trajetória das emissoras brasileiras no processo de migração; construção dos públicos de rádio e busca por uma identidade no FM.
Neste novo cenário, a emissora também passa a fazer parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), por meio de parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A iniciativa prevê a veiculação de programação da rede e colaboração técnica, além do fortalecimento da produção regional por meio do intercâmbio de conteúdos artísticos e jornalísticos.
A expectativa é de que, concluídos os trâmites legais, a Rádio Universitária UFG desligue o sinal de AM em 31/12/2023 e, em breve, passe a operar em FM.
Saiba mais sobre o processo de migração para FM
Em todo o país, 1.133 emissoras de rádio AM já migraram para a faixa FM
Operar em FM é objetivo da Rádio Universitária da UFG ao completar 60 anos
Rádio Universitária UFG realiza oficina sobre migração do AM para FM
Rádio Universitária completa 60 anos de olho na migração para FM