Histórico

A Rádio UFG foi criada por meio da Resolução nº 14 de 1962 da Reitoria da Universidade Federal de Goiás e outorgada pelo Decreto 56.876 de 16 de dezembro de 1965. A concessão da emissora foi uma das primeiras no país para radiodifusão educativa e teve a interferência do ministro da Justiça, o goiano Alfredo Nasser.

A instalação em prédio próprio aconteceu em 1965, na Alameda Botafogo, no centro de Goiânia, foi um projeto coordenado por Ivo Pinto de Melo, primeiro diretor da emissora. A inauguração dos transmissores teve a presença do senador por Goiás e ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, e do então governador Mauro Borges. Na ocasião, foram iniciadas suas transmissões.

Em 1978, um incêndio destruiu grande parte dos equipamentos da Rádio UFG, como móveis, acervo de áudio e outros registros. A partir de então, a emissora passou a funcionar precariamente, por cerca de um ano, em um estúdio improvisado na sede dos transmissores no Setor Sul. E em 1979, a rádio foi transferida para o atual endereço, na Alameda das Rosas. 

Com programação voltada para jornalismo, prestação de serviços e entretenimento, a Rádio UFG, desde 1966, com a criação do curso de Jornalismo na Universidade, apoia a formação de estudantes, servindo como laboratório e campo de estágio aos alunos.

Além disso, a política acadêmica da emissora a firmou como laboratório para estudantes de cursos de diversas áreas do conhecimento como: Música, Engenharias, Informática, Gestão da Informação, entre outros ofertados pela UFG.

Em 2022, a Rádio UFG comemorou 60 anos da sua criação colaborando na formação de centenas de novos profissionais da comunicação para o estado de Goiás e para o Brasil.

Em 2025, a emissora mudou o número do dial, saindo dos 870 AM e passando a ser 88,5 FM. Dessa forma houve um reposicionamento da marca da emissora, que por muitos anos usou o nome Rádio Universitária UFG e agora usa o nome Rádio UFG 88,5 FM.

Atualmente, a rádio irradia em ZYR 109, 88,5 FM e transmite em tempo real via streaming no site da emissora e pelo aplicativo Minha UFG, a sua programação.

 

Rede EBC

A Rádio UFG faz parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), por meio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que ajudou no processo de mudança de frequência, do AM para o FM, cedendo equipamentos e garantindo uma programação de 4 horas, no mínimo, da EBC.

Saiba mais sobre os 60 anos 

Rádio Universitária da UFG faz 60 anos e lança selo comemorativo

Rádio Universitária faz 60 anos homenageando ex-diretores e colaboradores

Rádio Universitária comemora 60 anos

 

Linha do tempo Rádio UFG