
Novo reitor da UFG toma posse
Orlando Afonso Valle do Amaral cumprirá mandato de 4 anos à frente da Universidade
A comunidade acadêmica da UFG prestigiou em grande número a sessão solene de transmissão de cargo de reitor à Orlando Afonso Valle do Amaral realizada ontem (06/01). Depois de dois mandatos à frente da UFG, Edward Madureira Brasil deixou a Reitoria para que o pró-reitor de Administração e Finanças de seu reitorado assumisse o cargo. Orlando Amaral foi eleito em 2013, após eleição em que concorreu em chapa única. Assume como vice-reitor Manuel Rodrigues Chaves, ex-diretor do Câmpus Catalão.
Edward Madureira apresentou dados de sua gestão nos últimos oito anos. Nesse período, os cursos de graduação oferecidos pela Universidade saltaram de 75 para 150, alcançando a marca de 25 mil estudantes. A UFG possui hoje mais de 2 mil professores doutores, 400 novos servidores técnico-administrativos em Educação e teve a área física ampliada em 90%.
Professor Edward Madureira Brasil transmite o cargo para o novo reitor, Orlando Amaral.
O ex-reitor ressaltou que a principal mudança sofrida pela Universidade não foi em números, mas em critérios conceituais. Segundo Edward Madureira, nesse período, a UFG convidou a sociedade goiana a participar de sua história e construí-la enquanto Universidade. “As Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) só legitimam suas ações pelo impacto social que produzem”, afirmou.
Edward Madureira considera que o sustentáculo do crescimento vivido pela instituição foi baseado em quatro pilares: história da UFG, percepção do governo federal da necessidade de investimentos na área, engajamento de todos que compõem a universidade e do diálogo com a sociedade. O ex- dirigente frisou que deixou as portas de seu gabinete sempre abertas, realizando mais de 10 mil audiências para a comunidade em geral. “O trabalho apesar de exaustivo foi prazeroso”, confessou Edward Madureira. Ainda segundo o ex-reitor, a tarefa mais urgente das Ifes, atualmente, é a necessidade de colaborar com os demais níveis de ensino para garantir uma política pública nacional de educação desde a educação básica.
Novos pró-reitores da gestão 2014-2017.
O recém empossado reitor, Orlando Amaral, afirmou que colhia o fruto de uma trajetória de 30 anos dedicada à UFG e da exitosa gestão anterior. À frente da Proad, o professor pôde acompanhar o impacto dos investimentos recebidos pela UFG na última gestão e reafirmou sua satisfação em ter acompanhado “o brilho reacender no olhar da comunidade acadêmica nos últimos oito anos”. Segundo o novo dirigente, a UFG está em condições de se posicionar entre as melhores e maiores Instituições de Ensino Superior do Brasil e deve trilhar esse caminho baseado não só na competência técnica, mas também no interesse público como prioridade.
Orlando Amaral recebeu a posse do cargo em Brasília na tarde do dia 06/01, em cerimônia com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Conheça os novos dirigentes da UFG:
Orlando Afonso Valle do Amaral – Reitor
Manoel Rodrigues Chaves – Vice-reitor
Luiz Mello de Almeida Neto – Pró-reitor de Graduação
José Alexandre Felizola Diniz Filho – Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Maria Clorinda Soares Fioravant – Pró-reitora de Pesquisa e Inovação
Giselle Ferreira Ottoni Candido – Pró-reitora de Extensão e Cultura
Carlito Lariucci – Pró-reitor de Administração e Finanças
Geci José Pereira da Silva – Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos
Elson Ferreira de Morais – Pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária
Mãe do professor Orlando Amaral, de 98 anos, homenageia seu filho.
Comunidade acadêmica prestigia a cerimônia de transmissão do cargo de reitor.
Confira na integra os discursos da cerimônia:
Source: Ascom/UFG