
Programa "O Jovem é o Dono da Tarde"
Especial com o Conjunto Os Categóricos
Descobrimos esse fragmento de apenas 20 minutos que foi gravado no programa que foi ao ar ao vivo no dia 14 de dezembro de 1968 a Rádio da Universidade Federal de Goiás onde o locutor Francisco Paes faz a chamada para o programa “O Jovem é o Dono da Tarde” em edição especial pelo 2º aniversário da emissora.
Nesse fragmento Francisco Paes anuncia a presença de dois amigos da emissora que são: Sidney, o popular Gamela e de Melchior Savay o Nenê. Melchior informa que iria apresentar na Rádio da Universidade com um novo conjunto de Goiânia chamado Os Categóricos que tocavam apenas músicas instrumentais. Na sequencia, Francisco Paes entrevista o violonista Sidney Gamela que apresenta a nova formação do conjunto Ele, Sidney, Melchior Savay, Degoule no atabaque e Jaci no birimbau e triângulo.
A primeira música executada pelo conjunto de autoria do grupo sob o título de “Cerrado” no ritmo 6x8, tendo Melchior na flauta, Sidney no violão, Degoule no atabaque e Jaci no berimbau e triângulo. Na sequência o grupo toca “O Negro” de Durval Ferreira.
Melchior Savay apresenta sua irmã, Ana Cristina, de apenas 14 anos que vai cantar pela primeira vez com o conjunto. Ana se mostra bastante tímida para falar mas ao cantar “Estatuinha” de Edu Lobo, acompanhada no violão pelo Sidney gamela, se mostrou bastante segura.
Encerrando a participação do conjunto Os Categóricos, Sidney Gamela interpreta “Sabiá” de Chico Buarque e Tom Jobim.
Fuente: Wilmar Ferraz
Categorías: Programas Programas Antigos