
Bariani Ortencio é o novo Doutor Honoris Causa da UFG
Título foi concedido no dia 12 de abril, no auditório da Faculdade de Educação da UFG
Um rápido discurso e muitos "causos" para o público. Foi assim o pronunciamento do escritor e folclorista Bariani Ortêncio para agradecer "de coração e alma" o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Federal de Goiás. O auditório da Faculdade de Educação ficou lotado de estudantes, professores, autoridades e amigos de Bariani. A sessão especial do Conselho Universitário foi presidida pelo reitor Edward Madureira Brasil.
Auditório da Faculdade de Educação da UFG lotado durante a cerimônia
Bariani Ortêncio disse que o título concedido pela UFG é a maior honraria recebida por ele nos quase 90 anos de vida, que ele vai completar em julho. "É um título magno, por isso fico comovido. E é muito bom ser homenageado em vida porque como dizia Cora Coralina, depois que estiver 'a sete palmos' não tem como ver a homenagem", agradeceu, lembrando especialmente o professor Jadir Pessoa (Faculdade de Educação) - autor da proposta do título.
Bariani Ortencio
Paulista de nascimento e neto de italiano, o escritor "goiano" falou da trajetória cultural de meio século com várias palestras de incentivo à leitura. "Sem leitores não há escritores", enfatizou. Bariani afirmou também que o folclore é tão importante quanto o ensino de matemática e português.
Bariani Ortencio
O professor Jadir Pessoa destacou que Bariani Ortêncio chegou a Goiânia em 1938 e, por isso, acompanhou todo o crescimento da cidade. "O Bariani gosta de dizer: eu vi Goiânia nascer, eu vi Goiânia crescer. Me lembro quando Goiânia tinha dez casas", contou Jadir. Ele destacou também a história de Bariani, que dá nome a edifício, dezenas de bibliotecas e a duas ruas de cidades do interior do Estado.
Professor Jadir Pessoa
Saberes goianos
Já a diretora da Faculdade de Educação da UFG, professora Miriam Fábia Alves, disse que os livros escritos por Bariani são verdadeiras obras de arte. "A academia precisa valorizar o que é feito fora da universidade. É preciso esse reconhecimento", ressaltou. É o terceiro título de Doutor Honoris Causa proposto pela Faculdade de Educação. "Esse título a Bariani Ortêncio é o reconhecimento da cultura e dos saberes goianos", disse a professora.
Diretora da Faculdade de Educação, professora Miriam Fábia Alves
O destaque do reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, ficou por conta do "jovem senhor, de 89 anos, que revoluciona a cultura goiana". O reitor citou outros títulos de Doutor Honoris Causa, que foram entregues justamente na Faculdade de Educação, como o do ex-governador de Goiás, Mauro Borges. "A UFG tem história. Seja bem vindo Bariani, esta é a sua casa", desejou o reitor.
Reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil
Veja mais fotos do evento aqui
Fuente: Ascom/UFG
Categorías: Educação