2003

Ato público discute criação de câmpus da UFG na região Norte do estado

On 03/20/13 09:12 .

Evento em Porangatu mobiliza milhares de pessoas entre políticos e comunidade local 

Uma carreata de 550 carros, faixas por toda a cidade e adesivos em carros e nas camisas das pessoas presentes ao evento: foi assim que reitor da UFG, Edward Madureira, foi recebido na quinta-feira (14/3), em Porangatu para uma reunião pública com o objetivo de discutir a criação de uma unidade da UFG na região Norte do Estado. O evento que reuniu mais de duas mil pessoas no Centro Cultural da cidade teve a presença de prefeitos de diversos municípios e os deputados federais Jovair Arantes e Flávia Morais. O projeto foi criado pelo Conselho de Desenvolvimento do Norte (CDN), composto por diretores da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porangatu.

Representantes de 19 municípios da região participaram do ato público, e o prefeito de Porangatu, Eronildo Valadares entregou um documento de doação de uma área equivalente a 20 alqueires ao reitor da UFG. A Câmara Municipal de Porangatu já deu autorização prévia para a concessão da área para a UFG no perímetro urbano de Porangatu.


Empresários, políticos e sociedade organizada, estão mobilizados na criação da UFG. Em parceria com a prefeitura municipal, foi elaborado um estudo de viabilidade técnica de um câmpus na região, coordenado pelo professor da UFG, Albenones José de Mesquita. O estudo técnico e a apresentação de um vídeo, mostraram a viabilidade e a potencialidade do município para receber uma unidade da UFG.

O reitor da Universidade, Professor Edward Madureira Brasil, falou para uma plateia que lotou o auditório e também acompanhou a reunião na Praça do Lago, por meio de telões. Edward Madureira, disse que a responsabilidade é de todos: “A bancada federal de Goiás tem grande importância nessa empreitada, para aprovar emendas ao orçamento da união”. 
Procedimentos - A UFG tem a intenção, estabelecida inclusive em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de criação de duas unidades da UFG, uma na região Nordeste e uma na região Norte do estado. No entanto, para a criação de novos câmpus a decisão não é da UFG, mas sim do Ministério da Educação (MEC), já que implica recursos para construção e também manutenção de pessoal. O reitor Edward Madureira recebeu os documentos e se comprometeu a encaminhar o projeto ao MEC, mostrando a viabilidade e o empenho local para o projeto.

Source: as

Categories: Educação