
Galeria da FAV recebe exposição NÓS & NÓS
Local de Realização: Galeria da FAV
Data de Realização: 20/02/2013 - 05/03/2013
Texto e Fotos: Júlia Mariano
Quem visitar a Galeria da FAV entre os dias 19 de fevereiro e 5 de março encontrará uma grande quantidade de fios de diversas naturezas, como cordões, cordas, fitas cassete, retalhos de tecidos emendados, plásticos, entre outros materiais. Tudo isso está à disposição dos visitantes, que, ao entrarem no espaço, passam a ser potenciais transformadores, sendo chamados a participar efetivamente da exposição ‘NÓS & NÓS’. A exposição é uma instalação proposta e organizada pelos professores da Faculdade de Artes Visuais (FAV) Alice Fátima Martins, Cleomar Rocha e Quéfren Crillanovick. Não se trata de uma exposição coletiva, mas de uma proposta, que será construída em grupo por meio de interações feitas nos materiais disponíveis na galeria e por outros materiais agregados à exposição pelo público participante.
Cleomar Rocha disse que a ideia da exposição tem sido trabalhada há mais ou menos cinco anos. Segundo ele, já foram realizadas outras ações que possuem a mesma proposta, o mesmo conceito. “Entendemos o nó como uma curva, que de tão fechada se abraça, fazendo outra curva. E trabalhamos com a ideia de vários nós. Por outro lado, a ideia de vários nós afrouxa os conceitos de uma arte pronta. A exposição nos enlaça, tramando para a exposição e afrouxa nós conceituais do que vem a se chamar de arte”, explica Cleomar Rocha. O professor ainda esclarece em relação ao nome da exposição NÓS & NÓS: “É uma proposição, uma junção dos nós: primeiro os ‘nós’ como objetos estéticos, e segundo o ‘nós’ como as pessoas, os agentes estéticos que formam uma experiência fundante”.
O professor Marcelo Costa, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb), responsável pela disciplina Teoria da Imagem, levou os alunos para a exposição por causa da possibilidade de interação. “Aproveitei a oportunidade, pois estávamos trabalhando com questões da indústria cultural. A proposta dessa exposição está justamente na contra-mão dos conceitos da indústria cultural. Ela não tem um aspecto massificador. Essa exposição é diferente, ela traz uma singularidade, experiência única para o momento vivido”, explica.
Thais Gabrielly, estudante do 2º período de Biblioteconomia, estava na abertura da exposição a convite do professor Marcelo. Ela disse que, ao saber que a exposição tinha uma proposta interativa, ficou bastante interessada: “desde que cheguei à exposição, estou procurando a todo momento algo para mudar, inventar, colocar cor...”. Ela disse que está curiosa para saber o resultado das interações. “No dia 25 de março eu volto para ver o resultado, para ver o que as outras pessoas vão fazer por cima do que eu fiz”, garante. “Mas, antes disso, eu volto para interagir outras vezes”. Ela afirmou que esta é a primeira vez em que visitou a Galeria da FAV.
Ciça Fittipaldi, coordenadora da Galeria da FAV, afirma que a exposição ‘NÓS & NÓS’ é uma proposta de arte relacional. Segundo ela, esse conceito foi praticamente inventado por artistas brasileiros na década de 1960, com as ações e objetos de Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio de Oiticica. Nas propostas regidas por esse conceito, as obras são compostas pela interação com o público. “A exposição é para ser vivida e não comporta obras para serem simplesmente contempladas”, explica Fittipaldi. “A arte deveria se aproximar da vida, através de intervenções como a proposta por essa exposição ‘NÓS & NÓS’”, completa. A galeria da FAV já recebeu outros projetos interativos, como o de Bia Medeiros, ‘Corpos Performáticos’ e o ‘Paisagens Outras’, de Shirley Paes Lemes, ambas expostas em 2010.
A exposição pode ser visitada e modificada até o dia 5 de março, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. Depois de encerrada, será confeccionado o catálogo oficial da exposição, com fotografias feitas durante o período de intervenção.
Para mais informações, visite o sitio da Galeria da FAV
Fuente: Ascom/UFG
Categorías: Artes