FE inicia III Seminário de estágio do curso de Pedagogia

En 21/02/13 10:12 .

O evento segue até sexta-feira, com discussões sobre a profissão de educador 

Texto: Ana Flávia Marinho

 

Fotos: Thamara Fagury

 

 

 

Na noite do dia 19/2, o prédio da Faculdade de Educação da UFG estava com uma movimentação não muito comum. O motivo? A abertura do III Seminário de estágio do curso de Pedagogia. O saguão principal ficou tomado por pôsteres e o auditório cheio de pessoas dispostas a conversar sobre as experiências vividas no início da profissão e sobre a formação do profissional docente.

 

Como tema para esse ano, escolheu-se “Interfaces entre Universidade e Instituições-Campo na formação docente”. Segundo a coordenadora geral do evento, professora Nancy Nonato de Lima Alves, até segunda-feira já havia 200 pessoas inscritas e aproximadamente 70 trabalhos a serem apresentados. Nancy acredita que o seminário de estágio fecha um ciclo muito importante de processos de aprendizado, por “valorizar a produção de alunos e professores no estágio supervisionado”.

 

Como abertura da programação, houve uma apresentação cultural ministrada pela professora de História da UFG, Heloísa Capel. Diferentemente do que se esperava, a plateia assistiu a um conto de mito grego. Com o título “Mitologia e performance: experiências de pesquisa e formação”, Heloísa falou um pouco sobre os trabalhos realizados com o relato de mitos em sala de aula e, ao final, contou a história de Perseu, estimulado a participação da plateia. O mito fala sobre a jornada de um heroi que luta no escuro, aceitando os chamados e desafios que lhe são propostos. Segundo a professora, nós também devemos estar dispostos a aceitar e a superar os desafios que nos são colocados.

 

Logo em seguida, a professora da UnB, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, iniciou a conferência “Interfaces entre Universidade e instituições-campo: o estágio como articulação da formação inicial e continuada de professores da Educação Básica”. Esse foi um momento de trocas de experiências vividas por Kátia, que disse acreditar que há “necessidade do diálogo e compartilha da universidade”.

 

A professora Kátia Augusta Curado

 

 

O seminário segue até o dia 22 com exposição de pôsteres, rodas de discussões, oficinas, mesas-redondas e apresentação de trabalhos. As atividades serão desenvolvidas na Faculdade de Educação da UFG, situada no mpus I.

 

 

Fuente: Ascom/UFG

Categorías: Educação