Professor de Portugal fala sobre azeitonas
José Alberto Pereira, do Instituto Politécnico de Bragança, ministrou palesta aos alunos da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos
A composição, a qualidade e a importância nutricional da azeitona de mesa: esse foi o tema da palestra do professor José Alberto Pereira, da Escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Ele veio a Goiânia e falou aos alunos de graduação em Engenharia de Alimentos e de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Universidade Federal de Goiás, sobre os tipos, o processamento tecnológico e as vantagens da azeitona.
José Alberto Pereira explicou os diferentes tipos de azeitonas (verdes, mistas e pretas) e as formas de processamento: estilo sevilhano, de fermentação natural e estilo californiano. As vantagens da azeitona como aperitivo ou alimento, o alto valor econômico e nutricional, e a composição química também foram mostrados aos estudantes, no auditório Professor Farnese Dias Maciel Neto, na Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG.
O professor é agrônomo, com especialização em Nutrição e Química dos Alimentos, mestrado em Controle de Qualidade, e doutorado em Ciências Agrárias. Ele integra o Departamento de Produção e Tecnologia Vegetal e o Centro de Investigação de Montanha – CIMO – do IPB. Portugal é um dos maiores produtores de azeitona do mundo, com cerca de 10 mil toneladas/ano.
Thays Borges, o professor José Alberto Pereira e a professora Adriana Régia
Intercâmbio
A professora Adriana Régia, subcoordenadora do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFG, destacou o momento e a importância do contato dos estudantes de Goiânia com o especialista de Portugal. “Os alunos sempre tentam esse tipo de intercâmbio e agora o professor José Alberto está aqui. É um contato que eles nunca tiveram oportunidade de estabelecer”, comemorou. A UFG e o IPB têm um acordo de cooperação entre as instituições.
Além da palestra, o professor José Alberto veio a Goiânia para a defesa de dissertação da estudante Thays Borges, formada em Engenharia de Alimentos e integrante do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFG. Ela passou um ano em Bragança, Portugal, em intercâmbio com o IPB e trabalhou em conjunto com o professor José Alberto. Thays desenvolveu pesquisa sobre o óleo de baru - um fruto típico do cerrado.
Goiânia
É a primeira vez que José Alberto Pereira visita Goiás. O professor comentou que Goiânia é fantástica e que adorou a gastronomia da região. “A comida é muito boa. Boa demais”, confessou. O que mais apreciou? Pamonha, pão de queijo e carne. Só não gostou muito do arroz com pequi. Disse que prefere a azeitona.
Source: Ascom/UFG
Categories: Educação