Concertos na Cidade 2012 apresenta Trio del Sur
Local de Realização: Auditório do SESC Cidadania
Data de Realização: 07/11/2012
A Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e o SESC Goiás apresentam, no próximo dia 7 de novembro, mais uma edição do Concertos na Cidade - Temporada 2012. A atração dessa edição dos concertos será o Trio del Sur (violino, violoncelo e piano). O evento ocorre às 20h40, no Auditório do SESC Cidadania.
Trio del Sur
Desde sua criação, no final de 2009, o grupo tem desenvolvido uma intensa atividade, integrando as principais séries de concertos do país. Também digno de nota é a sua performance ao lado da Orquestra Sinfônica Provincial da Bahia Blanca (Argentina), interpretando o Concerto Triplo de Beethoven. O Trio del Sur apresenta-se nas principais salas de Montevidéu, como o Auditório "Adela Reta" Sodré, Teatro Solís, "Nelly Goitiño", Instituto Italiano de Cultura, Zitarrosa, Montevideo Cabildo e Teatro Municipal da Bahia Blanca, entre outros. Em 2013 o Trio já tem turnê confirmada na Europa.
Alejandra Moreira, violino
Iniciou seus estudos musicais com seu avô Mario Belardi e posteriormente com Fernando Hasaj. Ingressou na Escola de Música na classe de Daniel Lasca, sob a supervisão da professora Ludmilla Cavallaro até 2007, estudando também com Jorge Risi. Obteve os primeiros prêmios em concursos realizados por jovens músicos e estudantes de Música, sendo selecionada em 1990 e 1992 pela Federação Internacional de Jovens Músicos para integrar a Orquestra Mundial. Apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica de Sodre, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Filarmônica do Amazonas. Atualmente integra a Orquestra Sinfônica de Sodre e atua como solista da Orquestra Filarmônica de Montevidéu. Integrou o Trio Montevidéu e Arsis, grupo ganhador do primeiro prêmio no concurso organizado pela Fundação de Música de Câmara Troccoli. Integra também, como primeiro violino, o Quinteto Sinopus, e participa de vários concertos de tango sob a direção do maestro Raul Jaurena. Participou de duas temporadas na cidade de Nova York e gravou o CD "Tango eu te amo", vencedor do Grammy Latino 2007.
Roberto Martínez Puerto, violoncelo
Iniciou seus estudos musicais no Uruguai com Lyllián Laniella Peter Port e posteriormente em Buenos Aires com Claudio Juarez Baraviera. Participou de master classes com os professores Maria Kliegel, Kanka Mihail, LauferWolfgang, Xelim Natalie, Mora e Jordi Vasallo Eduardo. Obteve os primeiros prêmios em concursos da Juventude Musical, e segundo lugar no Concurso "Nicholas Finoli" em Buenos Aires. Na música de câmara, atuou com as principais figuras do meio musical. Membro fundador do Trio del Sur, trabalha intensamente desde seu início. Como solista já apresentou grandes obras do repertório para Violoncelo no Uruguai, Argentina e Brasil, sob a direção de mestres como Piero Gamba (Itália), Martin Level (França), Rusha Stanley (EUA), Victor Hugo Toro (Chile), o uruguaio Martín García e Carlos Weiske. Destacam-se as suas atuações do Concerto em si menor, de Antonin Dvorak, com a Osquestra Sinfônica de Sodre, e Dom Quixote, de Richard Strauss, com a Orquestra Filarmônica de Montevidéu, da qual atualmente é membro.
Julian Bello, Piano
Nascido na Espanha em 1954, viveu desde a infância no Uruguai. Iniciou seus estudos musicais com Águeda Lizarralde. Posteriormente integrou a classe dos professores Hugo Fanny e Balzo Ingold. Obteve os primeiros prêmios no Concurso “Jovens Músicos” e no "Concurso Nacional de Piano”, organizado pela Associação Eliane Richepin, pela qual ganhou uma bolsa de estudos para estudar na França, que lhe permitiu integrar a classe de Jean Paul Sevilla. Foi detentor de prêmios que lhe concederam bolsas de estudo para Minnesota (EUA) e outra para continuar os seus estudos com Vlado Perlemuter na França . Em 1987, fez sua estreia na música de câmara com o Trio Montevidéu (violino, violoncelo e piano), participando do Concurso de Música de Câmara "Ciudad de Colmar" na França. Fez vários recitais solo em Montevidéu e em diferentes cidades do Uruguai, assim como na Argentina, Chile, Brasil, Estados Unidos e França. Integrou grupos de câmara ao lado de artistas estrangeiros, como o violoncelista suíço Orfeo Mandozzi, as sopranos Carole Farley e Graciela Lassner, e o violinista russo Nicolai Sachenko. Em temporadas recentes, interpretou o Concerto para Piano n º 1, de Brahms, o Concerto para piano e orquestra, de Kachaturian, e o Concerto nº 1 para Piano, de Tchaikowsky. Em 2003 foi solista da Orquestra Filarmônica de Montevidéu. Atualmente é pianista do “Chamber Music Ensemble Sodré” e da supracitada orquestra. Atua como presidente da Direção da Orquestra da Escola Universitária de Música e é membro fundador do Trio del Sur. Em 2012 obteve o prêmio de "Apocalipse pianístico do ano" no Uruguai.
PROGRAMA
J. Brahms Trio op.101 N.3
(1833-1897) Allegro energico
Presto non assai
Andante grazioso
Allegro molto
A. Piazzolla Quatro Estações Portenhas
(1921- 1992) Primavera
Verão
Outono
Inverno
Trio del Sur
Alejandra Moreira, violino
Roberto Martínez del Puerto, violoncelo
Julián Bello, piano
Fonte: Emac/UFG
Categorias: Educação