22102

Cine UFG retoma atividades com cinema argentino

On 10/22/12 08:52 .

Mostra vai até o dia 7 de novembro, sempre com duas sessões diárias. Confira a programação completa 

Mostra de Cinema Argentino de 18 de outubro a 07 de novembro

 

Sessão das 12h

Data

Filme

18/10

Histórias Mínimas (92')

19/10

Um Conto Chinês (93')

22/10

O Segredo dos Seus Olhos (129')

23/10

Do Outro Lado da Lei (105')

24/10

Dois Irmãos (105')

25/10

Medianeiras (95')

26/10

O Cachorro (97')

29/10

A Mulher sem Cabeça (87')

30/10

Abutres (107')

31/10

O Segredo dos Seus Olhos (129')

1/11

Plata Quemada (125')

05/11

Medianeiras (95')

06/11

Elsa e Fred - Um Amor de Paixão (108')

07/11

O Homem ao Lado (110')

 

Sessão das 17h30min

Data

Filme

18/10

Abutres (107')

19/10

O Abraço Partido (99')

22/10

Elsa e Fred - Um Amor de Paixão (108')

23/10

O Homem ao Lado (110')

24/10

Medianeiras (95')

25/10

Garage Olimpo (98')

26/10

Plata Quemada (125')

29/10

 O Segredo dos Seus Olhos (129')

30/10

O Cachorro (97')

31/10

Histórias Mínimas (92')

1/11

Um Conto Chinês (93')

05/11

O Segredo dos Seus Olhos (129')

06/11

A Mulher sem Cabeça (87')

07/11

O Segredo dos seus Olhos (129')

 

Apresentação

 

Como quase tudo o que diz respeito à Argentina, o cinema de nossos vizinhos também serve como espelho para o nosso. São frequentes as comparações e não rara a opinião de que os argentinos produzem um cinema de maior qualidade que o nosso, ou ao menos um cinema que se comunica melhor com um público mais amplo.  Se o Brasil teve um cinema novo que ganhou o respeito do mundo, a Argentina, de seu lado, já levou dois Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (com "A história oficial" e "O segredo dos seus olhos").

 

É evidente que apenas uma diminuta porção da produção anual de nossos vizinhos nos chega, mas a verdade é que, separando o joio do trigo, eles parecem, de fato, capazes de produzir com maior competência um cinema ficcional de estrutura clássica de alta qualidade.

 

Essa Mostra oferece um panorama parcial da produção argentina mais recente, concentrada num cinema de corte mais clássico, mas com matizes bastante variados - do cinema humanista, feito com não-atores, de Carlos Sorin, aos thrillers policiais de alta voltagem de Pablo Trapero, Juan José Campanella e Marcelo Piñeyro, passando por ótimas comédias, e pelo "A mulher sem cabeça", um filme da premiada Lucrecia Martel, cujos roteiros distanciam-se da estrutura clássica prevalecente na Mostra.

 

DEBATE

 

Dia 29/10, após a sessão das 17h30

 

Debatedores:

 

Pedro Novaes, cineasta

Sandro de Oliveira, professor do curso de Audiovisual da UEG

Marcelo Ribeiro, antropólogo

 

Curadoria:

Pedro Novaes

Source: Cine/UFG