
UFG recebe prêmio por crescimento da produção científica
Prêmio SciVal Brasil homenageia instituições que mais contribuíram para o desenvolvimento científico do país
A Universidade Federal de Goiás recebe, no dia 18 de outubro, às 19 horas, no Espaço Patrícia Buffet, em Brasília, o Prêmio SciVal 2012, na categoria "Crescimento da produção científica". O prêmio, que está em sua segunda edição, é uma realização da Editora Elsevier, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), dado a instituições brasileiras de ensino e pesquisa que se destacaram pela excelência de sua produção científica.
A UFG receberá o prêmio pelo crescimento de sua produção científica, cuja média anual foi de 19,96% entre os anos de 2007 e 2011. Neste período, os pesquisadores da UFG publicaram 2.604 artigos em periódicos científicos indexados na base de dados Scopus, criada pela Editora Elsevier.
De acordo com pesquisas recentes, o Brasil ocupa o 13º lugar entre os países de maior produtividade científica. Nesse contexto, o prêmio homenageia instituições que mais contribuem para o desenvolvimento científico do país. Os vencedores foram selecionados com base em indicadores de produção científica extraídos da ferramenta de avaliação de produção científica SciVal, da Elsevier, como a colaboração com instituições brasileiras e estrangeiras e citações por documento. O Prêmio SciVal também é oferecido em outros países do mundo, como forma de homenagear representantes das diversas comunidades científicas.
Sobre o SciVal
SciVal® é um portfólio completo de ferramentas web para a gestão da produção científica, que apoia a tomada de decisão institucional para estabelecer, executar e avaliar estratégias de pesquisa. As soluções SciVal auxiliam as instituições na avaliação de suas áreas de excelência em um contexto competitivo global, explorando as melhores fontes de financiamento, avaliando a produtividade dos pesquisadores, identificando possibilidades de recrutamento e colaboração, e apontando os resultados da produção científica.
Sobre a Editora Elsevier:
A Elsevier é uma das mais antigas editoras do mundo, líder global em publicações de Saúde, Ciência e Tecnologia. Com sede em Amsterdam, na Holanda, a editora possui mais de 7 mil funcionários em 77 escritórios em 24 países, atendendo uma comunidade de 30 milhões de cientistas, estudantes e profissionais de informação e saúde em todo o mundo.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Educação