UFG forma primeira turma de Licenciatura em Artes Visuais EAD
Com 232 formandos, a FAV forma primeira turma de Ensino a Distância integrante do programa Universidade Aberta do Brasil, criado pelo Ministério da Educação
A Universidade Federal de Goiás realizou, na última segunda-feira, 30 de abril, a formatura da primeira turma de Licenciatura em Artes Visuais Ensino a Distância (EAD), no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal. Intitulada "Noeli Batista dos Santos", a turma, que homenageia a professora de mesmo nome e coordenadora do curso, conta com 232 formandos, até então a maior já formada na UFG. Entre os presentes à cerimônia, estavam o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a coordenadora do curso e homenageada, a professora Noeli Batista dos Santos, o diretor da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Raimundo Martins, o diretor do CIAR, Leonardo Barra Santana de Souza, o vice-diretor da FAV, José César Teatini Clímaco, a paraninfa Lêda Maria de Barros Guimarães, alguns prefeitos e secretários municipais de Educação.
Foto Oficial da turma com integrantes da mesa diretiva, prefeitos e secretários
O curso de licenciatura em Artes Visuais modalidade a distância é parte do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), projeto criado pelo Ministério da Educação, em parceria com estados, municípios e instituições públicas de ensino superior, com a finalidade de oferecer cursos de graduação, pós- graduação e extensão universitária para ampliar o número de vagas na educação superior, garantir a formação de profissionais da área da educação e profissionais da administração pública.
Criado em outubro de 2007, o curso é composto por determinado número de aulas por via online e momentos presenciais, em que os profissionais da FAV deslocam-se para os polos instalados em nove municípios do estado: Alexânia, Alto Paraíso, Aparecida de Goiânia, Catalão, Cezarina, Formosa, Goianésia, São Simão e Uruana.
Para o diretor da FAV, Raimundo Martins, a reação inicial foi de estranhamento e falta de experiência. Como seria possível projetar aulas para pessoas que o professor não conhecia? Mas, mediante as conferências via web e os demais momentos de relacionamento com o aluno, a aproximação foi ocorrendo e as dificuldades iniciais dissipando-se. Já Edward Madureira Brasil destacou a importância da UAB não só para a UFG, mas para o país, considerando-a um marco, “um divisor de águas”. “Vamos contar a história do ensino a distância nesse país, o antes e o depois da Universidade Aberta do Brasil”, afirmou o reitor.
Outorga de grau com um representante de cada polo
Source: Ascom / UFG