OUVIR
no ar:
no ar:
_________
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
criolo1

Música no Câmpus apresenta: Criolo

En 14/03/12 08:38 .

Local de Realização: Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal
Data de Realização: 27/03/2012

A Universidade Federal de Goiás e o SESC-GOIÁS apresentam CRIOLO e banda no Música no Câmpus.  O repertório do show contará com músicas do último trabalho do artista, o disco “Nó na orelha”.

 

O trabalho

 

Apenas 7 meses após o lançamento do disco “Nó na Orelha”, o MC, cantor e compositor Criolo já apresentou o repertório de seu álbum em cerca de 55 shows, em mais de nove estados brasileiros e em Nova York, nos Estados Unidos. A apresentação, vencedora do Prêmio Bravo! de melhor show de 2011, tem direção musical de Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, também produtores do disco. No palco, Criolo se apresenta acompanhado de sua banda, que conta com os produtores Daniel Ganjaman (teclados), Marcelo Cabral (baixo elétrico e acústico), Guilherme Held (guitarra), Maurício Alves (percussão), Thiago França (sax tenor e flauta), Hugo Hori (sax barítono), Gustavo Souza (trompete), DJ Dan Dan (voz) e Curumim (bateria). 

 

Autor de um dos álbuns mais comentados do ano, Criolo angariou uma série de prêmios em 2011. Além de vencer a 7ª edição do Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura na categoria Melhor Show do ano, foi o grande vencedor do VMB 2011, que concedeu ao compositor os prêmios de Artista Revelação, Melhor Música pela canção “Não existe amor em SP” e Disco do Ano. Criolo também foi premiado na categoria Revelação pelo júri da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Venceu o Prêmio Faz a Diferença na categoria Música, na qual concorreu com Roberto Medina e Chico Buarque. O disco “Nó na Orelha” foi considerado o melhor álbum do ano e “Não existe amor em SP”, a melhor música de 2011, em ranking publicado pela revista Rolling Stone brasileira.

 

O repertório do show traz canções como “Bogotá”, que celebra a influência da música africana com sax tenor de Thiago França; o clássico imediato “Não existe amor em SP”, que exibe poesia e interpretação que não deixam dúvidas a respeito da força da composição de Criolo; “Freguês da meia-noite”, samba-canção acirrado por arranjo de cordas certeiro e o hit dos shows, “Sucrilhos”, que resurge com novo arranjo para os já conhecidos versos “Pode colar mas sem arrastar/Se arrastar, favela vai cobrar/Acostumado com Sucrilhos no prato, morango só é bom com a preta de lado”. A malemolência de “Subirudoistiozin”, o alto impacto de “Lion Man“ e a musculosa “Grajauex” completam a lista de raps que serão executados pelo MC nos palcos.

 

Totalmente autoral, “Nó na Orelha” foi lançado em maio de 2011 e traz dez faixas com produção de Daniel Ganjaman (ex-Planet Hemp e produtor de discos de nomes como Nação Zumbi e Sabotage) e Marcelo Cabral. O álbum foi gravado e mixado em 2010 por Daniel Ganjaman e masterizado por Fernando Sanches no estúdio El Rocha (gravações adicionais estúdio Fine Tuning).

 

O artista

 

 criolo2

 

Aos 36 anos, 24 deles dedicados ao rap, Kleber Gomes, o Criolo, lançou seu primeiro álbum de canções, “Nó na Orelha”, em maio de 2011, com apoio da Matilha Cultural. Criolo é multitalentoso. Compositor de canções contundentes e letras bem construídas, destila versos habilidosos como MC, sem necessariamente utilizar-se de rimas para tal, e profere vocais que surpreendem pela beleza e versatilidade.


Paulistano nascido no bairro de Santo Amaro e criado no Grajaú, Kleber Gomes mune-se de agressividade, humor e delicadeza para criar seu aguardado “Nó na Orelha”. Com igual domínio compõe e entoa genêros diversos como samba, afrobeat, bolero, reggae, rap e romântico. Criador da Rinha dos MCs, uma das festas mais autênticas do hip hop dedicada às batalhas de improvisação, Criolo não deixa de representar sua raíz musical em “Nó na Orelha”. 

O MC escreveu seu primeiro rap aos 11 anos e sua primeira canção aos 25.  “Ainda há tempo”, seu primeiro registro em estúdio, em 2006, trazia apenas uma canção, ''Aprendiz''. Mesmo sem lançamento oficial, a tiragem de mil unidades esgotou em poucos dias. Apreciador de sambas e fados e compositor compulsivo, Criolo aguardava a oportunidade de apresentar suas canções em um disco produzido de modo diferente do consagrado pelos talentosos beat-makers de seu universo.

Com apoio do centro cultural independente sem fins lucrativos Matilha Cultural - que viabilizou a produção de “Nó na Orelha” - conheceu Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral. O processo de gravação e produção do disco aproximou Criolo de uma nova cena e rendeu inclusões de suas músicas nos discos do produtor GuiAmabis e do projeto 3 na Massa. “Nó na Orelha” foi editado em vinil e CD, com arte de Ricardo Fernandes na capa. A edição em CD traz uma versão dub, remix de Daniel Ganjaman, da música “Samba Sambei” como faixa bônus.

 

Projeto Música no Câmpus – CRIOLO e banda
Dia: 27 de março de 2012
Horário: 20 horas
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFG - Câmpus Samambaia
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)
R$ 10,00 (meia)

Pagam meia: Estudantes, Professores e Técnicos Administrativos da UFG, Comerciários e dependentes do SESC, Microempresários e agentes do SEBRAE; Professores da Rede Pública de Ensino.

POSTOS DE VENDAS:


- Livrarias da UFG - Praça Universitária - Faculdade de Educação,
Câmpus Samambaia - Centro de Convivência e Pátio das Faculdades de Filosofia, História e Ciências Socias
- UNIDADES DO SESC: Rua 19, SESC Cidadania, SESC Faiçalville, SESC Campinas, SESC Universitário

- TRIBO DO AÇAÍ – Rua 36 n. 590 – setor Marista

- HOCUS POCUS – Av. Araguaia, n.957 – Centro

- AMBIENTE SKATE SHOP - Rua T-30, Qd. 107, Lt. 16, setor Bueno

 

Fuente: Proec/UFG

Categorías: música