Hospital das Clínicas adquire equipamento avançado de ressonância magnética
Instalação do equipamento deve ser finalizada em fevereiro de 2012 quando poderá atender até 20 mil pessoas por mês
No dia 23 de dezembro o Hospital das Clínicas (HC) da UFG recebeu um aparelho de ressonância magnética de última geração. O equipamento, que custa 2 milhões de reais, foi adquirido com recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).
De acordo com o diretor do HC, José Garcia Neto, com essa aquisição, a área de Imaginologia do hospital se iguala à existente nos hospitais mais modernos do país. “A vantagem é que teremos um equipamento completo que produz imagens digitalizadas de todas as partes do corpo. Vamos beneficiar em média 20 mil pessoas por mês que procuram o atendimento pelo SUS”, declarou.
De acordo com o diretor do HC, José Garcia Neto, o órgão receberá do Rehuf seis milhões de reais para reformas e aquisição de novos equipamentos
A instalação do aparelho começará no próximo ano e até fevereiro de 2012 ele já estará funcionando. José Garcia Neto informou que o projeto formulado pelo HC, e que foi aprovado pelo Rehuf, contempla uma série de solicitações que, no total, contabilizam 6 milhões de reais. “Com esses recursos o HC reformulará os setores de radiologia, clínica cirúrgica, quimioterapia e endoscopia. Estamos aguardando a chegada de mais 10 ultrassons, sete mesas cirúrgicas especializadas para atender pacientes acima de 150 kg, 18 respiradores, quatro carrinhos de emergência e 130 novos leitos para substituirmos parte dos 300 leitos já existentes, entre outros equipamentos cirúrgicos”, acrescentou o diretor.
O programa – O Rehuf foi instituído em 2010 para financiar os hospitais universitários federais de forma compartilhada por meio dos Ministérios da Saúde, da Educação e do Planejamento. A iniciativa deve promover, de forma gradativa até 2012, a adequação da estrutura física, melhoria dos processos de gestão, recuperação e modernização do parque tecnológico das instituições.
Fonte: Ascom / UFG
Categorias: Educação