Estudantes da UFG partem para intercâmbio em janeiro de 2012
Em reunião com o reitor Edward Madureira Brasil, os estudantes foram chamados para intensificar a divulgação das oportunidades de intercâmbio disponíveis
Conforme anunciou o reitor Edward Madureira Brasil, a internacionalização do ensino na UFG nunca foi tão intensa quanto a registrada atualmente. De acordo com dados da Coordenação de Assuntos Internacionais da instituição, só na graduação, em 2011 foram contabilizadas 143 saídas e cerca de 40 recepções de estudantes em mobilidade acadêmica. Com tantas oportunidades de aperfeiçoamento acadêmico no exterior, o reitor solicitou aos estudantes da UFG que, por meio das redes sociais, divulguem mais os editais dos programas de intercâmbio. “É hora de ocuparmos estes espaços porque é uma oportunidade estratégica. Vocês farão a diferença para mudar a realidade socioeconômica do estado quando voltarem”, afirmou.
A declaração ocorreu na tarde de 26 de dezembro, durante reunião com os estudantes contemplados com bolsas de estudos no exterior. Em janeiro de 2012, 22 estudantes estão de partida para os Estados Unidos, Canadá, Japão, Espanha e Inglaterra, por meio de bolsas oferecidas pelos programas Santander de Bolsas Ibero-Americanas e o Ciência Sem Fronteiras, do governo federal. Eles integram diferentes cursos das áreas de exatas, humanas e biológicas. Alguns deles realizarão graduação sanduíche e outros desenvolverão projetos de iniciação científica nas instituições estrangeiras por um período de um semestre ou um ano letivo.
Grande parte deles pertence aos câmpus da UFG localizados no interior, nas cidades de Catalão e Jataí. “O desafio de interiorizar o ensino superior, formando profissionais competitivos já está superado. Graças à qualidade do ensino, dos professores e dos investimentos promovidos com o objetivo de mudar a realidade do estado”, acrescentou o reitor.
Além de proporcionar a interação dos intercambistas entre si e aproximá-los da administração da universidade, a reunião serviu para esclarecer dúvidas dos estudantes e alertá-los quanto aos procedimentos burocráticos próprios da mobilidade acadêmica.
“Estes editais ainda são novos para nós. Ainda estamos nos familiarizando com todos os procedimentos”, informou a coordenadora de Assuntos Internacionais, Ofir Bergemann. Representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o coordenador de Transferência e Inovação Tecnológica, João Teodoro Pádua, acompanhou também a reunião.
Fuente: Ascom / UFG
Categorías: Educação