
FUNAPE completa 30 anos de apoio à UFG
A Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) da UFG completou 30 anos no dia 2 de junho. Criada com o intuito de incentivar o desenvolvimento tecnológico e científico do país, por meio do gerenciamento de projetos de pesquisa, principalmente em projetos coordenados por professores da instituição, a FUNAPE foi a primeira fundação de apoio da UFG. Em seus primeiros passos, a fundação enfrentou dificuldades para se firmar. No início, muitos tinham a ideia de que a universidade seria privatizada pelo fato de a FUNAPE ser uma instituição de direito privado inserida em um ambiente público. Outra grande dificuldade encontrada era a falta de uma normativa que disciplinasse a relação entre as universidades e as fundações de apoio, problema este que perdurou até a edição da Lei nº 8.958/1994 e, mais recentemente, até o Decreto nº 7.423/2010, e agora solucionado graças à edição da Resolução nº 06/2011, do CONSUNI/UFG, que encerra uma grande lacuna jurídico-administrativa.
Atualmente a FUNAPE encontra-se bem consolidada, com uma estrutura apta a desenvolver o que se espera de uma fundação de apoio, organizada com um setor financeiro, de compras, de contabilidade, de assessoria jurídica, um setor de importação, de informática, entre outros serviços, visando facilitar o processo de gestão, ao agilizar a aquisição de equipamentos, insumos, e o pagamento de pessoal.
É importante compreender que a fundação não se contrapõe à universidade, mas complementa-a, com suas ações focadas nas necessidades específicas e pontuais das universidades, como a contratação de pessoal em caráter temporário para desenvolver atividades relacionadas à execução de projetos. "Se todos os pesquisadores conhecessem e utilizassem os serviços de apoio da FUNAPE, seria possível desonerar a universidade de muitos entraves burocráticos", completa a gerente executiva da Funape, Maria da Conceição de Faria.
Outro ponto importante é que a FUNAPE não é um órgão financiador de projetos e não recebe recursos orçamentários da UFG. Instituição sem fins lucrativos, ela se mantém por meio de uma pequena parcela da receita de contratos e convênios, recebida pela prestação de serviços como gestora dos projetos gerenciados e financiados por empresas privadas e órgãos públicos e de fomento.
A FUNAPE gerencia aproximadamente 350 projetos com a colaboração de 210 pessoas, entre empregados diretos e colaboradores vinculados aos projetos. Desde sua fundação, já foi a gestora de mais de 1.500 projetos, e só no ano de 2010 obteve uma receita de mais de 47 milhões de reais aplicados em projetos na universidade e em instituições de ciência e tecnologia.
Em 2011, além da criação do Setor de Divulgação e Comunicação, responsável pela comunicação interna e externa da fundação, será implantada uma Controladoria, cuja atribuição principal é assessorar a Diretoria Executiva no acompanhamento das atividades executadas pelas equipes, com o fim de adequar suas diretrizes às normas legais vigentes e à política interna adotada. A FUNAPE também estará presente na 63ª Reunião Anual da SPBC, que acontecerá entre os dias 10 e 15 de julho, na UFG.
Clique aqui para ver o Cartão Comemorativos dos 30 Anos da FUNAPE.
Fonte: Portal UFG