
Espetáculo Via Cássia
Via Cássia estruturada em dois dinâmicos atos em que a personagem Cássia extravasa com todas as forças suas obsessões interpretando os diversos acontecimentos da sua vida que contribuíram para uma neurose progressiva que culmina com a loucura final. As cenas de intervenção dão força visual e poética e se intercalam por todo espetáculo como nas cenas do manicômio das brincadeiras de crianças no enterro nas vozes do coro.
A temática aborda os preconceitos e aflições da mulher moderna e esta estruturada em dois planos os flash backs as vezes narrados outros vivenciados ou corporificados com a mimese de outros personagens que fazem parte da trama e o tempo real possibilitando as diversas nuances atmosféricas da trama .Esta montagem propõe um teatro vivo.A linguagem corporal e bastante explorada como símbolo e procedimento estético na visualização dos impulsos interiores tendo o conflito instalado nos gestos e inflexões da personagem com cenas que utilizam mímica e movimentações expressionistas deixando clara a relação dominador x dominado.
Na montagem existem o coro trágico marcado rigorosamente cenas de intervenção do medico do marido da amante uma cena forte e muito atual da garotinha que e abusada pelo vizinho mostrando muitas verdades escondidas que só agora vem a tona. A catarse leva a purgação e no caso da peca uma reflexão coletiva sobre a situação de opressão da mulher.
A iluminação e um dos co-autores da montagem indicando personagens como a mãe o pai o vizinho os diferentes ambientes em que se passa a ação como se fosse o cenário –a sombra chinesa sendo o hospício como sensação interior de cássia o trabalho de interpretação e codificada em termos de respiração e da posturas arquitetadas com variedade. A noção do estar no tempo presente na selvageria do momento para exterminar os estereótipos a lembrança de algum personagem pronto.
Foi fundamental para o trabalho a subida para montanha para se preparar e o retorno para trazer algo novo para o público novos caminhos subir no palco e pois ato atividade de alta responsabilidade e entrega .Este espetáculo é vencedor dos prêmios de melhor atriz iluminação e monologo - FETEG 2004.
Cia. Novo Ato
Espetáculo: Via Cássia
com Marília Ribeiro participacao especial Loren ribeiro e Silas Santana
Direção: Luiz Cláudio
Dia 08 e 09 de junho as 20 hs na Casa das Artes Av. Anhanguera esquina rua R1 Setor Oeste em frente ao Teatro Inacabado
Fonte: Itamar Pires