
Sexta Especial no Grande Hotel
O ícone do violão, Dilermando Reis será homenageado, pelos músicos João Garoto e Gleyson Andrade, na próxima edição do Projeto Grande Hotel Vive o Choro, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, na sexta, a partir das 17h, com entrada franca. O segundo show será de Wayne Gonçalves, com oTrio Pé de Vento.
O Tributo a Dilermando Reis, com violões de seis e sete cordas, e percussão, estréia na calçada do Grande Hotel. O plano do duo é fazer uma turnê, conta João Garoto, lembrando o quanto Dilemando Reis é reverenciado no mundo instrumental e pouco homenageado em Goiás. O repertório inclui Abismo de Rosas, Sons de Carrilhões e Marcha dos Marinheiros e outros compositores, entre eles, Rafael Rabelo.
Quem é quem
Wayne Gonçalves
A cantora apresenta seu trabalho em Goiânia desde a década de 1980 e, nesta sexta, se apresentará acompanhada pelos músicos Danilo Verano (violão), Marcos Morgado (flautas/sax) e Clenio Guimarães (bateria/percussão), do trio Pé de Vento.
Influenciada pela MPB, apresentou seu trabalho na Holanda e, ao retornar ao Brasil, na década de 1990, foi convidada para participar de uma banda feminina, abrindo o 3º Goiânia Noise.
Segundo ela, as raízes de MPB foram mais fortes, e retoma suas atividades musicais interpretando a MPB em casas noturnas de Goiânia, universidades, espaços culturais e Festivais do SESI.
Wayne Gonçalves vem realizando seu primeiro cd independente o "NU e Cru", onde trás estilos variados da MPB e com composições próprias. Sua musicalidade também está presente em outro perfil profissional, mestranda em história, ela realiza pesquisas sobre a musicalidade goiana, nas década de 1950 à 1960.
Desenvolveu pesquisas historiográficas sobre "As Orquestras em Goiás" e "as orquestras no Brasil em um contexto sócio-econômico". Atualmente, trabalha com o coral de idosos da Secretaria Municipal de Ação Social.
Gleyson Andrade
Gleyson Andrade é violonista e guitarrista. Iniciou sua vida musical como autodidata aos 12 anos de idade. Em 1996, deu sequência aos estudos com o professor Felipe Valoz, com o qual teve aulas de teoria e técnica musical aplicada ao violão. Em seguida, aperfeiçoou-se no repertório erudito e popular pra violão solo.
Segundo ele, por força de musicalidade, inteirou-se com a música popular e paralelamente dedicou-se ao estudo da guitarra elétrica, participando de cursos de música no Canto da Primavera e no Festival Internacional de Música de Brasília, sob orientação de músicos como Marco Pereira, Rogério Caetano, Fernando Correia, Maestro Branco, Vittor Santos , entre outros.
Desde 1998, se apresenta com artistas goianos. Entre eles, Henrique Cesar, Fausto Noleto, Larissa Moura, Dênio de Paula, Gustavo Veiga, Franco Levine, Maíra, Luiz Morais, Val Nascimento, Nila Branco, Claudia Vieira, Fernando Perilo, Marcelo Maia, Nonato Mendes, além de participações em gravações de CD’s sob a direção dos produtores Dênio de Paula, Marconi Henrique, Marcelo Voninho, Guilherme Bicalho, Bororo e Marcelo Maia.
João Garoto
Fundador dos grupos musicais Brasileirinho e Choro Samba, o violonista João Garoto está no cenário musical desde os anos 80, estudando teoria e técnica de solo de violão com os professores José Eurípedes e Marcos Fontenelli.
João Garoto participou de inúmeros projetos culturais, dentre eles: Clube do Choro de Goiânia, Clube do Samba de Cuiabá, apresentações e temporadas em Barra dos Garças – MT, Ganhou o Festival MPB SESI 2007 (1° Lugar: arranjos e acompanhamentos), participou dos Festivais Canto da Primavera, de eventos da OJC (Executiva no Palco, Pop-List).
Fez parceria com vários músicos e cantores de outras vertentes, fazendo diversos shows pelas noites de Goiânia, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Brasília e por último foi convidado a acompanhar o músico e compositor “Sombrinha” (Ex-Fundo de Quintal) em temporada por Goiânia.
Em sua carreira, João Garoto ainda fez parcerias e participações com o gaitista Gabriel Grossi (RJ), com o violonista Rogério Caetano (GO), com o Multi instrumentista Arismar do Espírito Santo (RJ) entre outros.
Atualmente, João Garoto é uma das referências em Samba Raiz e Chorinho na cidade Goiânia, atuando com frequência nos meios culturais e eventos artísticos.
Projeto Grande Hotel Vive o Choro
27/05 – Sexta, 19h
Avenida Goiás com a Rua 3, Centro
Tributo a Dilermano Reis, com João Garoto e Gleyson Andrade
Show de Wayne Gonçalves e Trio Pé de Vento
Entrada franca
Fonte: Nádia Timm