noticia1304529966.jpg

Um convite a viajar pela existência

On 05/03/11 23:26 . Updated at 01/24/12 08:26 .
Instalação do artista Paulo Buenoz pode ser vista na Galeria da FAV até o dia 23 de maio

Patrícia da Veiga

Fotos: Carlos Siqueira

Nuvens congeladas pelo olhar fotográfico, mas que parecem deslizar pelo céu; malas espelhadas e distribuídas pelo chão; maçãs dentro de recipientes de vidro; estilhaços desse vidro; uma escada de pano cujo topo é a janela. Com esses emblemas, a Galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV) inaugurou mais uma temporada nesta terça-feira, 3 de maio. “Quase sem título: A viagem” é a instalação de Paulo Lima Buenoz, artista plástico e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Na abertura da exposição, Paulo Buenoz, professor da UFU, Selma Parreira, diretora da Galeria da FAV e Raimundo Martins, diretor da FAV, apresentam a instalação "Quase sem título: A viagem"

Para Buenoz, que esteve na abertura da exposição e também conversou com os estudantes de Artes, sua obra trata de um “desejo de impermanência” manifestado ao longo da vida. Imagens de um horizonte sem fim, de fato, convidam para que cada um crie a narrativa que lhe for mais conveniente. “Afinal, quem viaja? Vai para onde? As malas são de quem chega ou de quem foi?”, provoca o professor.

Segundo ele, o objetivo de lidar com corpos e ao mesmo tempo com uma sensação de vazio é justamente para se pensar a “fragilidade da vida”. Para tanto, escolher objetos conhecidos e comuns (como o céu ou uma escada) faz com que todos possam realizar essa fruição, acrescentando o que enxerga e sente. “São várias portas; seja qual for a escolhida, estarei feliz”, convida o artista.

Esta proposta integra o elenco selecionado pelo Edital 2010/2011 da Galeria da FAV, cujo objetivo é exibir experimentos feitos por professores e estudantes. Para a diretora da Galeria, Selma Parreira, a oportunidade é de estreitar os laços, sobretudo, com iniciativas de outras localidades e instituições. “Este é o espaço de diálogo que possibilita conhecer também o processo de trabalho e os conceitos elaborados pelo artista, na realização de suas obras”, afirmou.

A instalação pode ser conferida até o dia 23 de maio, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Entre as nuvens, o céu, o vazio, a escada e as malas: corpos que compõem suas próprias histórias

 

Source: Portal UFG