
CONSTELAÇÕES: dois anos no ar com o melhor da música popular
Estreando em abril de 2009 o Constelações teve um caráter pioneiro na história da Rádio Universitária, já que, pela primeira vez, a emissora ocupava, com programação própria, o horário da madrugada.
Durante décadas a Rádio Universitária transmitia por apenas 18 horas diárias, iniciando sua programação às 6 da manhã e finalizando-a à meia noite. Em meados da década passada essa situação mudou passando a transmitir 24 horas por dia.
De início o horário da madrugada, bem como as noites e madrugadas dos finais de semana, foram ocupados, de forma provisória, pela retransmissão da programação da Rádio MEC.
Em abril de 2009 essa situação começou a mudar. No dia 30 daquele mês entrava no ar o programa "Constelações", com a proposta de ser um programa de cunho musical, ocupando toda a madrugada com uma amostra de todos os gêneros da música popular abrangidos pela programação da Rádio Universitária. No "Constelações" há espaço para a melhor MPB e também para o jazz, para o chorinho e para o rock, para o pop e a música instrumental brasileira.
O programa "Constelações" ia ao ar nas madrugadas de terça a sábado, essa situação durou até a reforma geral da programação da Rádio Universitária, ocorrida em outubro de 2010, quando "Constelações" passou a ir ao ar também nos finais de semana. Juntamente com os novos programas que estrearam no fim de semana o Constelações contribui para que hoje tenhamos 24 horas de programação no ar, sete dias por semana, produzidos
pela própria emissora. As parcerias com outras emissoras públicas continuam mas tendo apenas caráter complementar, enriquecendo nossa programação e não mais sendo o foco dos finais de semana e das madrugadas.
"Constelações" foi criado, é produzido e apresentado por Itamar Pires Ribeiro. Além de jornalista e Diretor de programação da Rádio Universitária Itamar também é escritor, poeta, autor teatral e letrista da MPB. "Constelações" vai ao ar todos os dias da semana, entre a meia-noite e as seis da manhã.
Source: Itamar Pires