
Prevenção a tuberculose nas penitenciárias
A Agência Goiana do Sistema de Execução Penal – Agsep – vai lançar durante este ano campanhas na área da saúde. A primeira delas começou hoje, e pretende combater e prevenir a tuberculose entre a população carcerária. Uma parceria com a Secretaria da Saúde de Aparecida de Goiânia.
A campanha teve início na Casa de Prisão Provisória de Aparecida de Goiânia, mas vai atingir todo o complexo prisional de Goiânia e Aparecida. O complexo é composto pelas penitenciárias Coronel Odenir Guimarães, Centro de Inserção Social Consuelo Nasser, Núcleo de Custódia e Colônia Agrícola semiaberto.
A meta é atender em um mês aproximadamente 3.500 das cinco unidades do complexo prisional de Aparecida. Cinco enfermeiros e técnicos de enfermagem da Agência de Execução Prisional foram mobilizados para trabalhar na campanha.
Em entrevista ao Jornal das Seis de hoje, a gerente de saúde da Agência, Renata Batista, explicou como vai ser a realização da campanha.
Segundo ela, o objetivo é detectar todos os casos de tuberculose e fornecer o tratamento adequado aos detentos.
De acordo com Renata, após a detecção e tratamento dos casos de tuberculose, a campanha vai ter uma segunda etapa para erradicar a doença entre a população carcerária.
Fuente: Wynne Borges - Jornal das Seis