noticia1302645785.jpeg

Movimentos Sociais se encontram amanhã na Pça Cívica

Sur 12/04/11 04:04. Mise à jour 24/01/12 08:26.
CUT, MST e UBES vão realizar manifestações no encontro, com o objetivo de defender os direitos dos trabalhadores e estudantes.

A Central Única de Trabalhadores de Goiás, a CUT, juntamente com outros movimentos sociais, vai realizar amanhã o Encontro de Lutas dos Movimentos Sociais. A concentração vai ser na Praça Cívica às 9h00.
A grande marcha vai envolver representantes da CUT, do Movimento Sem Terra, o MST, e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, a UBES. Em entrevista ao Jornal das Seis de hoje, o secretário de políticas sociais da CUT, Antonio Chagas, explicou alguns dos objetivos da manifestação.

A manifestação ainda pretende reivindicar leis que não estão sendo cumpridas, como o a lei do piso salarial para os professores da rede pública. Os movimentos também vão discutir sobre a reforma agrária, sobre o passe livre para estudantes e sobre a qualidade do transporte público.
Os manifestantes também vão reclamar do aumento abusivo dos impostos sobre o petróleo. A medida provocou a alta do preço dos combustíveis.
Em entrevista ao Jornal Indepedente, José Valdir, integrante da Coordenação Nacional da Via Campesina e do MST, acrescentou sobre as demais metas dessa grande marcha.

O secretário de políticas sociais da CUT, Antonio Chagas, ressaltou a importância desse movimento na união de forças do campo e da cidade. Para justificar a união, Antonio declarou que existe um objetivo comum entre os movimentos sociais envolvidos: defender os direitos dos trabalhadores e estudantes.

O secretário afirmou ainda que muitas pessoas vão estar reunidas na movimentação, já que 2.000 representantes do MST estão em Goiânia. Antonio Chagas acrescentou que toda a população está convidada para o protesto.
José Valdir, representante do MST, destacou que a manifestação de amanhã é uma forma de protesto para demonstrar o descontentamento da população em relação às ações do governo. Ele ressaltou o desejo de consolidarem um movimento de manifestação permanente. Valdir acredita que é necessário a articulação das forças desses movimentos sociais até que o cenário atual seja revertido.

Para os cidadãos interessados em participar do encontro de lutas dos movimentos sociais, os grupos vão se reunir a partir das 9h00 da manhã na Praça Cívica.

Source: Liliane Bueno - Jornal das Seis