noticia1301526722.jpg

China investe R$7bi em soja goiana

En 31/03/11 06:58 . Actualizado en 24/01/12 08:26 .
Investidores chineses chegam amanhã em Goiás para fechar as negociações

A China pode financiar mais de sete bilhões de reais para as ampliações das áreas de soja em Goiás. O financiamento tem previsão para durar sete anos. Com planos de importar seis milhões de toneladas do grão por ano do Estado, quatro empresas chinesas estatais e de capital misto, vão enviar uma comitiva de técnicos e especialistas amanhã. Eles visitam Goiás para avaliar o projeto, que deve dobrar a produção goiana de soja até ano de 2018.


Segundo o analista de mercado da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Pedro Arantes, o Estado de Goiás foi escolhido pelos chineses quando o ex-governador Alcides Rodrigues acompanhou o então presidente Lula em uma visita ao país. A partir daí começaram as visitas dos chineses ao Estado e as negociações. Arantes explica ainda que a intenção dos investidores é de apenas financiar a produção da soja goiana para suprir a grande demanda da China pelo produto.


Com o acerto das negociações, o Estado vai traçar um projeto piloto para adequar a produção de soja em 100 mil toneladas.
Amanhã, a delegação de empresários e técnicos chineses chega a Goiás pela quarta vez para mais uma rodada de negociações.

Fuente: Danilo Boaventura - Jornal das Seis