
Luiz Signates assina blog sobre Rádio Pública
A questão das emissoras públicas no Brasil é um assunto extremamente relevante. Historicamente, o país desenvolveu suas comunicações privilegiando o setor privado, para o qual a lógica da audiência funciona como o principal, senão o único critério de aferição da qualidade da comunicação.
Isso fez com que elementos fundamentais dos processos comunicativos fossem simplesmente banidos – como a regionalização, a afirmação cultural de comunidades e o pleno acesso às instâncias de publicização da opinião por consideráveis parcelas da sociedade brasileira.
O blog "Rádio Pública", pertencente a uma emissora pública e universitária, pretende ser um ponto a mais de debate dessa questão.
Qual é o caminho das emissoras públicas, no Brasil?
Articuladas em torno de instituições estatais, estas emissoras sobrevivem com dificuldade, mas oferecem um cardápio de programação diferenciada, cuja informação é centrada nas temáticas da cidadania e cujas escolhas programáticas vinculam-se à oferta de música de qualidade. Trata-se, contudo, de um debate não havido. E é sobre esta temática que este blog se concentrará, a partir de hoje.
O blog pode ser acessado no site da Rádio Universitária: www.radio.ufg.br
Source: Delfino Adorno