noticia1231507927.jpg

Educação e Ruralidades

Sur 25/05/09 23:50. Mise à jour 21/08/14 11:44.
Livro organizado pelo professor Jadir de Moraes Pessoa, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), traz experiências e práticas educativas no mundo rural em Goiás. A obra coletiva traz textos dos alunos do Mestrado em Educação da UFG.

Márcia Barbosa (*)

O professor de Mestrado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jadir Moraes Pessoa, lançou o livro "Educação e Ruralidades", em parceria com alunos de Mestrado, há um ano, pela Editora da UFG. "Os autores que fazem parte da coletânea de textos escreveram este livro a partir de seus respectivos trabalhos finais de Mestrado", conta Jadir.

"Educação e Ruralidades" é composto por pesquisas sobre experiências e práticas educativas no mundo rural em Goiás. De acordo com o professor Jadir Pessoa, o que conduziu os autores às pesquisas foi a concepção de que o mundo rural brasileiro é muito diversificado.

"Não existe nenhuma realidade no Brasil que possa ser caracterizada especificamente como rural, sem nenhuma interação com o mundo urbano. Portanto, não podemos mais falar de rural, mas, sim, de "ruralidades", que são muitas realidades e cada uma delas com a sua particularidade, explica Jadir Pessoa.

Segundo o professor da UFG, os capítulos do livro comprovam a diversidade de realidades em que o modo de vida rural pode se fazer presente, mesmo quando as pessoas estão morando em espaços identificados como urbanos, e, também, como pensar a educação nessa diversidade de realidades.

"Educação e Ruralidades" possui um texto simples e é indicado a leitores interessados em entender a abordagem de ruralidades, no que diz respeito a relações entre campo e cidade no Brasil. "Nossa expectativa é de que nossos leitores estejam mais nos espaços acadêmicos".

O livro pode ser encontrado na Editora da UFG e nas demais Editoras universitárias do país. O professor Jadir Pessoa, todavia, lamenta o fato de o livro não atingir um público mais amplo. "A sorte é que hoje com o advento da internet, que é bastante utilizada por pesquisadores, talvez nosso livro possa ser notado em muitos outros espaços", reflete. "Penso que a distribuição de um livro hoje vai muito além dos poucos metros quadrados de uma loja de livros universitários".

Quem tiver interesse pode ler uma resenha do livro "Educação e Ruralidades" na revista Inter-Ação, da Faculdade de Educação da UFG. A resenha também pode ser acessada no site www.fe.ufg.br.

Confira na íntegra o bate-papo do professor Jadir de Moraes Pessoa com a reportagem da Rádio Universitária!

Rádio Universitária - O que o leitor vai encontrar no livro "Educação e Ruralidades"?

Jadir Pessoa - Duas informações são importantes para se conhecer o livro. A primeira é que os autores que fazem parte, comigo, desta coletânea (Jaqueline, Ivonete, Margarete, Jussana e Breno), escreveram os textos a partir dos respectivos trabalhos finais do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG, sob minha orientação.

RU - O livro é, portanto, fruto de pesquisas de Mestrado, feitas na Faculdade de Educação?

JP - É sim. E todas as pesquisas versam sobre experiências e práticas educativas no mundo rural em Goiás. E voltando naquela primeira questão, a segunda informação importante do livro é quanto ao lugar desta coletânea de textos no campo do conhecimento sobre mundo rural e a educação. A opção teórica que conduziu essas pesquisas é a idéia de que o mundo rural brasileiro é muito diversificado. Não existe uma única realidade caracterizada como rural, como também não existe nenhuma realidade no Brasil que possa ser caracterizada especificamente como rural, sem nenhuma interação com o mundo urbano. Portanto, não podemos mais falar de "rural", mas, sim, de "ruralidades" - que são muitas realidades e cada uma delas com as suas particularidades.

RU - E como isso tudo está representado no livro, professor?

JP - Os capítulos do livro evidenciam com precisão a diversidade de realidades em que o modo de vida rural pode se fazer presente, mesmo quando as pessoas estão morando em espaços identificados como urbanos, e, também, como pensar a educação nessa diversidade de realidades.

 


Prof. Jadir Pessoa


RU - O livro é indicado a um público específico?

JP - É um texto de leitura muito fácil. É acessível a qualquer leitor interessado em entender a abordagem das ruralidades para se falar das relações entre campo e cidade no Brasil. Mas, evidentemente, nossa expectativa é de que nossos leitores estejam mais nos espaços acadêmicos. Certamente, estudantes universitários e pesquisadores deste campo de pesquisa olharão nosso livro com mais atenção.

RU - Como foi a parceria com a Editora da UFG?

JP - O livro seguiu os trâmites normais da Editora: envio para um parecerista, votação desse parecer no Conselho Editorial e, por fim, o trabalho de revisão, editoração e impressão. O trabalho final é de muito boa qualidade e somos gratos à nossa Editora por mais esse tão bem cuidado título.

RU - Onde o livro pode ser encontrado?

JP - Nosso desejo seria que ele atingisse uma distribuição muito mais ampla. Mas não tenho notícia da distribuição em outros espaços. A sorte é que hoje, com a Internet já bastante utilizada por pesquisadores, talvez nosso livro possa ser notado em muitos outros espaços. Penso que a distribuição de um livro hoje vai muito além dos poucos metros quadrados de uma loja de livros universitários. Sobre isso, sugiro, por exemplo, ver uma resenha de "Educação e Ruralidades" no número 33 da Revista Inter-Ação, revista da Faculdade de Educação da UFG. A resenha, de autoria de Rejane Medeiros Silva,  pode ser acessada pela página da faculdadena internet, pelo endereço eletrônico www.fe.ufg.br, ou indo diretamente ao link da revista.

(*) Márcia Barbosa é Jornalista substituta da Rádio Universitária.

Source: Rádio Universitária.