noticia8298.jpg

Semblantes

En 14/10/08 12:06 . Actualizado en 24/01/12 08:26 .
Galeria da FAV expõe trabalhos de Fábio Baroli, Moisés Crivelaro e Pedro Ivo Verçosa, até 30 de outubro.

A Galeria da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG) recebe até 30 de outubro a exposição “Semblantes”, dos artistas Fábio Baroli, Moisés Crivelaro e Pedro Ivo Verçosa. O trabalho dos três artistas compreende pinturas que se inserem na categoria retratos, feitas em óleo sobre tela, e resultado de um trabalho realizado em ateliê coletivo.

A coletiva é a terceira exposição contemplada pelo Edital da Galeria da FAV, que selecionou seis propostas que serão apresentadas ao público até 2009. Ciça Fittipaldi, membro do Conselho Consultivo Curatorial da galeria, explicou que o espaço não tem o escopo exclusivamente acadêmico, por isso a importância de exposições como essa e a abertura de um edital com inscrições de trabalhos do país inteiro.

“A proposta da galeria é trabalhar com um espaço do circuito da Arte, de forma mais abrangente possível, que não se restrinja à região Centro-Oeste", esclarece Ciça. "Esse trabalho sendo reconhecido, a galeria já é uma das melhores desse tipo no país e nosso próximo passo é a construção do Museu Universitário.”

Ateliê coletivo

Há quase dois anos, Fábio Baroli, Moisés Crivelaro e Pedro Ivo Verçosa produzem as obras em um ateliê coletivo, em Brasília. “A idéia de ateliê coletivo é moderna", explica Fábio Baroli. "Antes, as relações artísticas eram entre mestre e aprendiz. Aos poucos, a idéia do ateliê como um espaço fechado e exclusivo vai se transformando e dando lugar ao ambiente coletivo, baseado nas trocas de experiências.”

Moisés Crivelaro ressaltou que as obras possuem interferência dos três, mas são individuais. “Nossa semelhança é o retrato, mas temos formas bem distintas de trabalhar isso", confessa Moisés. "Cada um com seu direcionamento, com seu embate pessoal, levando em consideração as trocas de experiências que o ambiente coletivo proporciona.”

Fábio Baroli lembra que a exposição é um trabalho rico pela diferença. "São três artistas que trabalham a mesma questão, produzida no mesmo espaço, mas exteriorizada de três formas diferentes”, diz.

“Semblantes” fica aberta para visitação até 30 de outubro, das 8 às 17 horas, na Galeria da FAV, no Câmpus 2 da UFG. Mais informações no hotsite da Galeria.

Fuente: Ascom/UFG.