
FM-UFG expõe gravuras francesas
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM-UFG) expõe, durante toda a semana, gravuras do artista plástico francês Didier Randot. A mostra acontece no hall da FM-UFG e integra a Semana Cultural do Centro Acadêmico 21 de Abril, que se estenderá até a próxima sexta-feira (30). A exposição, inédita em Goiânia, faz parte do Projeto Galeria Aberta da Faculdade de Medicina e já foi apresentada em Brasília, com patrocínio da Aliança Francesa e da Embaixada da França.
Nessa série de gravuras em metal, Didier Randot destaca paisagens, monumentos, perfis femininos e castelos trabalhados em água forte, buril, ponta-seca, água-tinta e maneira negra, entre outras técnicas, sempre em cores monocromáticas, no preto, azul, verde ou vermelho.
Didier Randot mora no interior da França e, desde 1970, sua obra tem percorrido o mundo. Segundo a crítica, com seu traço, o artista mostra a imagem do mundo e utiliza em suas gravuras uma técnica considerada perfeita, comparada à dos grandes mestres do Renascimento.
Semana Cultural
A Semana Cultural da FM-UFG, efetivada desde o ano passado como Patrimônio Cultural do Centro Acadêmico 21 de Abril, acontece no segundo semestre do ano letivo, com o objetivo de promover uma confraternização cultural e artística dos acadêmicos. Nesse período os alunos mostram seus dotes em competições de música, teatro, dança e artes plásticas.
O diretor da Faculdade de Medicina, professor Heitor Rosa, defende que "a escola [de Mecidina] é talvez das mais vivas de toda a UFG." Durante a abertura da Semana Cultural, o diretor mostrou as imagens do projeto arquitetônico final do Hospital das Clínicas, que já tem recursos garantidos do governo federal, e da Faculdade de Medicina. A conclusão das obras está prevista, segundo ele, para 2010.
Fuente: Rádio Universitária (Com Assessoria de Imprensa/FM-UFG)