
Goiânia Mostra Curtas
A 7ª Goiânia Mostra Curtas abre inscrições para as oficinas de Roteiro, com Di Moretti, e de Documentário Brasileiro, com Carlos Alberto Mattos. O festival está recebendo também inscrições para o Seminário de Roteiro que vai reunir integrantes da Associação de Roteiristas "Autores de Cinema". A 7ª Goiânia Mostra Curtas é um festival de cinema nacional de curta-metragem realizado pelo Instituto de Cultura e Meio-Ambiente (Icumam), entre 9 e 14 de outubro, no Teatro Goiânia.
"Este ano, a ênfase na formação de profissionais roteiristas remete à necessidade de investirmos no aperfeiçoamento da qualidade das produções audiovisuais em Goiás", analisa a Diretora do festival Maria Abdalla.
Tanto as oficinas quanto o seminário são dirigidos a profissionais, pesquisadores, estudantes e entusiastas do cinema, que deverão realizar a inscrição pessoalmente, no escritório do Icumam, apresentando seus currículos. O programa das oficinas e do seminário contempla a temática da 7ª Goiânia Mostra Curtas: o Documentário Brasileiro.
O resultado da seleção de participantes das oficinas e a lista de participantes do Seminário serão divulgados no site do festival, no dia 24 de setembro. Aqueles que forem selecionados para as oficinas deverão validar a inscrição no escritório do Icumam, pagando uma taxa simbólica de R$ 15 para o custeio de material didático.
Roteiro
A Oficina de Roteiro oferece 30 vagas e será ministrada entre 10 e 12 de outubro. Di Moretti vai trabalhar o roteiro de ficção e o roteiro de documentário, apresentando os diversos processos de criação, do conteúdo à forma.
Para Di Moretti, a ficção se serve da realidade como matéria-prima essencial para a construção de suas histórias, não só na fase de pesquisa, mas na própria condução de sua narrativa. "Muitos filmes ficcionais se apropriam da mis-en-scène do documentário e muitos documentários se utilizam das linhas narrativas características da ficção. Nesta mescla, onde tudo é quase verdade, o cinema constrói sua própria realidade", diz.
Documentário
O crítico de cinema e escritor Carlos Alberto Mattos traz para a Oficina de Documentário Contemporâneo Brasileiro, entre 11 e 13 de outubro, um conteúdo programático ilustrado com trechos de filmes, abordando a diversidade de métodos e linguagens dos documentaristas brasileiros, nos últimos 10 anos.
"Daremos atenção aos principais diretores, as formas de construção mais interessantes e criativas, questões de ética e estética no novo documentário brasileiro", comenta. E ainda: influências, contaminações com a ficção, a videoarte e as expressões subjetivas. Outras 30 vagas estão disponíveis para esta oficina.
Seminário
Além de esclarecer e informar sobre a relevância do roteiro para um filme, o Seminário de Roteiro também tem como objetivo valorizar e destacar a importância do roteirista para o desenvolvimento da cadeia produtiva do cinema nacional.
Os roteiristas Aleksei Abib, Dani Patarra, Luciana Freire Rangel e Marcos Lazarini já confirmaram presença na 7ª Goiânia Mostra Curtas e vão compor a mesa de exposição e análise mesclando noções teóricas com debates livres sobre roteiros, relacionando aspectos da profissão, do processo criativo, estruturas de narrativa e linguagem.
O Seminário de Roteiro será nos dias 12 e 13 de outubro, aberto para os 50 primeiros inscritos, sem cobrança de taxa de inscrição.
Fuente: Zeroum Comunicação