noticia3471.jpg

Paixão e Erotismo

En 27/02/07 14:24 . Actualizado en 24/01/12 08:26 .
Exposição de Pablo Picasso, o maior nome da pintura do século 20, é atração de Circuito Cultural no Oscar Niemeyer.

O Circuito Cultural Banco do Brasil, que traz como principal atração a exposição Paixão e Erotismo, do pintor espanhol Pablo Picasso, e teve a edição do ano passado cancelada na última hora pelos organizadores, está confirmado de 28 de fevereiro a 11 de março no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Pelo menos até segunda ordem. Caso seja realmente realizado, o evento contará com exposições de artes plásticas, apresentações de teatro, cinema e vídeo, além de programas educativos e muita música.

Os ingressos para o teatro e para os shows musicais custarão R$ 15. Os organizadores pedem também a doação de 2 kg de alimento não-perecível ou um livro. Estudantes e clientes do Banco do Brasil pagam meia entrada. A exposição, as peças infantis, as sessões de cinema e vídeo, e o Programa Educativo terão entrada gratuita.

Paixão e Erotismo

A exposição traz 89 obras originais de Pablo Picasso, um dos mais importantes pintores do século 20. As obras retratam o diário de uma rica trajetória artística. São litografias, águas-tintas e águas-fortes, da produção compreendida entre 1919 e 1972.

As obras pertencem à coleção de Pier Paolo Cimatti, da Itália, e fazem uma documentação auto-referencial do artista espanhol e de seu imaginário. Criador de energia pulsante, o artista produziu, entre 1899 e 1972, cerca de 2.200 gravuras, passando pelo realismo dos primeiros anos e pelo cubismo que o consagrou no cenário mundial.

Picasso deixou em suas gravuras uma mistura de confissão autobiográfica e fantasia, mostrando suas experiências e seus mais íntimos desejos, em uma tentativa de deixar a mais completa documentação de si mesmo e de sua imaginação transbordante.

Apesar de todo o burburinho em torno da mostra, há quem diga que a coleção que será exposta em Goiânia está distante de conter os trabalhos que transformaram Pablo Picasso em um gênio das artes plásticas. Entre as grandes ausências da exposição está o painel Guernica, considerado por muitos críticos a mais importante obra de arte do século 20, que, pelo menos por enquanto, só pode ser vista nas modernas paredes do Museu Rainha Sofia, em Madri, na Espanha.

Artistas goianos

Vários artistas goianos foram convidados para participar do Circuito Cultural, entre eles as cantoras Cláudia Vieira, Guida, Nila Branco e Marina Eugênia; os grupos de dança Nômade e Solo; e a Cia. de Teatro Aéreo Viver Como Quem Se Arrisca. Confira a programação e as sinopses dos espetáculos no site do Banco do Brasil.

Fuente: Rádio Universitária