4ª Conferência Municipal de Cultura
Nádia Timm
A plenária final da 4ª Conferência Municipal de Cultura, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, traçou diretrizes e sugestões para implementar o setor abrangendo desde a produção artística, no campo do teatro, dança, audiovisual, artes visuais, literatura à interfaces com a educação, meio-ambiente, patrimônio histórico e cultura popular.
Entre as propostas estão o fomento de seminários multidisciplinares, realização de concursos abertos à comunidade, com premiações, criação de espaços específicos como a Casa da Música, com estúdio de gravação à Casa do Hip Hop, inclusão da Cultura Popular nos currículos escolares e simplificação dos trâmites da lei municipal de incentivo à cultura.
Foi sugerido um olhar especial à questão da diversidade e exclusão social e dotação de verbas para projetos voltados para a promoção das culturas indígena e negra.
A pauta de diretrizes também abrangeu o implemento do audiovisual, por meio de aumento de porcentagem no FAC e valorização da produção audiovisual das escolas. O relatório final inclui ainda a proposta de revisão da legislação municipal relativa ao patrimônio cultural e a penalização de danos a bens tombados.
Fuente: SeCult