noticia2361.jpg

Música indiana

Sur 13/12/06 14:43. Mise à jour 24/01/12 08:26.
Encontro em Goiânia reúne Alberto Marsicano e Edgard Silva, dois dos melhores músicos brasileiros do estilo.

Os músicos Alberto Marsicano (sitar) e Edgar Silva (tabla) se apresentam nesta quinta-feira (14), às 21 horas, no Centro Cultural Martim Cererê, dentro do Encontro de Arte, Cultura e Paz da Unipaz Goiás. Segundo o percussionista Sérgio Pato, programador da Rádio Universitária, os dois são virtuoses em seus respectivos instrumentos, jogando no time dos melhores músicos brasileiros do estilo indiano.

Durante o encontro, que se estende até o dia 16, os dois musicistas também ministrarão workshops de Raga Tala, voltados para músicos, com teoria, exercícios, estudos e aplicações interativas sobre a música indiana.

Marsicano

Filósofo pela USP, introdutor do sitar no Brasil, Alberto Marsicano é o sitarista mais requisitado e respeitado do país. Discípulo de Ravi Shankar, fala 11 idiomas, tradutor de Blake, Woodsworth, Basho, Shelley e Keats.

Gravou vários discos com vários parceiros, como Nazário, Caito Marcondes, Arnaldo Antunes e Haroldo de Campos. Publicou diversos livros, inclusive trabalhos sobre Rimbaud, Jim Morrison e William Blake, além de artigos sobre a poesia japonesa, coreana e indiana.

Realiza trabalhos musicais aproximando a musica nordestina, de viola, com a indiana, e até com os Grooves, tão em moda na música eletrônica.

Edgard

Iniciou seu estudo de tabla e percussão com o professor e instrumentista Zé Eduardo Nazario. Incentivado por audições de músicos e grupos que visam fundir timbres e culturas, começou a pesquisar a Tabla. Tendo em vista essa mistura cultural, sua dedicação toma novo impulso com a vinda para o Brasil de Ramakrishna e de Kisham Ramdokar, com quem fez workshops em 90 e 92.

Porém o contato integral com o instrumento se daria com a ida para a Índia, onde cursou e aprofundou-se na musica folclórica e clássica indiana, com o mestre de tabla Pandit Shankar Ghosh.

Edgard tem realizado turnês pela Europa, Israel e Estados Unidos com o multi-instrumentista Carioca, com quem já tem 4 discos gravados. Tocou com Jai Uttal, Jayashi Majundar, Carlinhos Antunes, Dinho Nascimento e muitos outros do cenário nacional.

Em 1997, em comemoração ao 50º aniversário da independência da Índia, foi honrado com uma placa pelo governo indiano, através do Cônsul Geral do país, R. Vishwanathan, em reconhecimento ao trabalho de divulgação da música e da cultura indiana no Brasil.

Mais informações no site da Unipaz.

Source: Rádio Universitária