noticia2168.jpg

Las Cabaças

Em 28/11/06 15:24. Atualizada em 24/01/12 08:26.
As palhaças Bifi e Quinam se apresentam nesta quinta (30), no Circo Lahetô, com uma releitura de números tradicionais do circo.

Larissa Mundim

As palhaças Bifi e Quinan, a dupla Las Cabaças da Cooperativa Paulista de Teatro, apresentam o espetáculo Semi-Breve, uma releitura de cinco números tradicionais de palhaços, nesta quinta-feira (30), às 21 horas, no Circo Lahetô, no Parque da Criança. De passagem pelo Centro-Oeste, elas estão na reta final da turnê do projeto Brasil na Cabaça que, desde maio, circulou pelo sertão nordestino, comunidades quilombolas do Maranhão e comunidades ribeirinhas da Amazônia, com a parceria do projeto Saúde e Alegria. Em Goiânia, Las Cabaças conta com o apoio do Circo Lahetô e da Casa da Cultura Digital.

Segundo as atrizes e arte educadoras, Juliana Balsalobre e Marina Quinan, Semi-Breve foi sendo desenvolvido a partir da pesquisa feita em mais de 30 localidades do Norte e Nordeste brasileiros, de onde elas vêm coletando e estudando gags, gestos, estórias, diferenças e semelhanças nas formas de atuação dos "fazedores de palhaçadas", bem como a convivência com novas situações sócio-culturais. Para as pesquisadoras, "o espetáculo é fruto dessa trajetória e foi amadurecido na itinerância". Há dez anos, Juliana Balsalobre e Marina Quinan vêm deixando os palcos como atrizes e tornando-se palhaças em hospitais públicos de São Paulo, onde vivenciaram a experiência dos Doutores da Alegria.

Em única apresentação no Circo Lahetô, Las Cabaças trazem situações hilárias que se configuram a partir da convivência de Bifi e Quinan. A pulga que pula na partitura e sabota o concerto, militares imbecis, o mágico farsante e o mergulhador em copos d’água – todos eles estão presentes em Semi-Breve. O espetáculo de 40 minutos revisita palhaçadas clássicas, que podem tanto encantar a criançada quanto provocar nostalgia nos adultos.

"Um trabalho como este deve ser valorizado, afinal são raras as palhaças de sucesso num universo tão masculino", ressalta Seluta Rodrigues do Circo Lahetô. Aproveitando a oportunidade, na quinta-feira à tarde, Juliana Balsalobre e Marina Quinan têm um bate papo marcado com os artistas circenses locais e com as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto social do Grupo Lahetô, um dos vencedores do Prêmio Itaú-Unicef, em 2006.

Serviço

Circo: Semi-Breve, com a dupla Las Cabaças de palhaças

Data: Quinta-feira (30), às 21 horas

Local: Circo Laheto, no Parque da Criança (ao lado do estádio Serra Dourada)

Preço: R$ 2

Fonte: Zeroum Comunicação