Rádio UFG lança campanha de combate à violência contra mulheres
Ação amplia o debate sobre diferentes formas de abuso e integra mobilização da UFG ao longo do mês de março
A Rádio UFG lançou a campanha Isso Também é Violência, uma iniciativa que busca dar visibilidade a formas de violência contra as mulheres que muitas vezes passam despercebidas no cotidiano. A proposta é informar, sensibilizar e contribuir para o enfrentamento dessas situações, mostrando que diferentes tipos de abuso fazem parte de um mesmo ciclo de violência.
A campanha, que já está sendo veiculada, é uma ação coletiva da Rádio UFG com apoio do Núcleo de Atrizes As Fanfarronas. Segundo Lidiane Teles, produtora da campanha, a violência contra as mulheres nem sempre começa com agressões físicas. “Ela pode se manifestar em palavras que humilham, no controle do dinheiro, na manipulação emocional, em ameaças, no desrespeito ao consentimento ou na tentativa de destruir a reputação de uma mulher. Muitas dessas atitudes ainda são tratadas como normais ou minimizadas no dia a dia.” destacou Lidiane.
Para a diretora adjunta da Rádio UFG, Lílian Mariano, ações como essa são fundamentais para ampliar o debate e fortalecer o papel social da emissora. Ela também destaca o programa Vozes Negras, que integra a grade atual e conta com a participação expressiva de mulheres, como artistas, produtoras e jornalistas. “Nós somos uma rádio plural e, com essas ações, passamos do discurso da diversidade para dar voz, espaço e visibilidade às mulheres”, afirmou a diretora adjunta.
Mobilização na UFG
A campanha da Rádio UFG integra um conjunto de ações promovidas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) ao longo do mês de março. A iniciativa faz parte da campanha UFG pela Vida de Todas, que tem como objetivo promover ações concretas de enfrentamento à violência contra as mulheres e incentivar a reflexão dentro e fora do ambiente acadêmico. Saiba mais aqui
Entre as atividades realizadas, está o lançamento do Banco Vermelho, no Campus Samambaia, na tarde da última terça-feira (24/03). A ação contou com a presença da diretora da Rádio UFG, Márcia Boaratti, e propõe uma intervenção artística que convida a comunidade a refletir e agir contra o feminicídio. A expectativa é ampliar a iniciativa com a instalação de novos bancos nos demais campi da universidade.
Fonte: Rádio UFG
