Painel discute Comunicação Antirracista
Evento destacou o papel da comunicação na luta contra o racismo
Texto: Silvânia Lima
Fotos: Gabriela Rapp
Um momento de reflexão a partir de relatos de quem viveu e vive o racismo em nossa sociedade. Esse foi o propósito do painel "Vozes Negras: Reflexões sobre comunicação antirracista", ocorrido no mês da Consciência Negra, precisamente no dia 11/11, no auditório da Rádio UFG. O evento foi uma realização do projeto “Vozes Negras”, com apoio da Rádio UFG e da Secretaria de Inclusão (SIN) da Universidade Federal de Goiás.
Durante mais de três horas, o painel contou com as professoras e pesquisadoras Juara Castro da Conceção, Gabriela Marques Gonçalves e Luciene de Oliveira Dias, ligadas à Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG. Ao relatar casos, autores e até um curta metragem goiano entremeados às suas experiencias de vida, as docentes provocaram algumas reflexões sobre a presença o racismo ainda hoje em nossa sociedade e da necessidade de combatê-lo. “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista!”, destacou Luciene Dias, parafraseando a escritora Angela Davis.
Ao cumprir o intuito de promover o diálogo sobre representatividade, identidade e o papel da comunicação na luta contra o racismo, o evento também comemorou a primeira fase do programa “Vozes Negras - Cultura, memória e futuro em movimento”, que conta com 13 edições já veiculadas, estando na segunda temporada pela Rádio UFG FM e Spotify. As produtoras Heliane Carvalho , Lidiane Lelis e o consultor Igor Oliveira, da SIN, ressaltam a importância da reflexão sobre comunicação antirracista na Rádio UFG FM, uma emissora pública e educativa e destacaram o apoio do Deputado Estadual Mauro Rubem que viabiliza o projeto.
Heliane Carvalho e Lidiane Leles, produtoras do programa "Vozes Negras", e Igor Oliveira, consultor da SIN
Fuente: Rádio UFG
Categorías: Notícias
