2o_Encontro_de_Agentes_Foto_Oficial.jpg

Encontro aborda fortalecimento da imagem institucional da UFG

Sur 26/11/25 08:21. Mise à jour 26/11/25 08:21.

Evento promovido pela Secom discute tendências e reforça o papel da divulgação científica 
 

2o_Encontro_de_Agentes_Foto_Oficial.jpg

2º Encontro de Agentes de Comunicação foi realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFG

 

 

Texto: Gustavo Souza

Fotos: Evelyn Parreira

 

 

Sob o tema "Comunicação, pra que te quero?", a Secretaria de Comunicação (Secom) da Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), realizou na última segunda-feira (18/11) o 2º Encontro de Agentes de Comunicação. Com o objetivo de alinhar estratégias e fortalecer o diálogo entre a administração central e as unidades acadêmicas, o evento serviu como espaço para troca de experiências sobre os desafios diários da comunicação pública e para a apresentação dos resultados alcançados no período anterior. Clique aqui para ver o álbum de fotos.

Durante o discurso de abertura, o secretário de Comunicação da UFG, Salvio Farias, reforçou a política de "portas abertas" da Secretaria, destacando que a Universidade consolidou-se como uma potência comunicacional e referência na região Centro-Oeste. Os números apresentados impressionam: apenas em 2024, a Diretoria de Publicidade atendeu 206 contas internas, gerando 560 peças, enquanto o setor de Relações Públicas gerenciou 94 eventos, impactando presencialmente cerca de 38 mil pessoas.

Nas plataformas digitais, a Universidade demonstrou avanço em sua popularidade. O conjunto de redes sociais da UFG soma hoje quase 580 mil seguidores, com o Instagram registrando um crescimento de 45 mil novos usuários desde 2022. "A UFG continua sendo, talvez, a maior fonte de notícias do estado de Goiás. Estamos todas as semanas nos jornais e, geralmente, com notícias positivas", pontuou Salvio durante a apresentação dos dados, ressaltando que mais de 92% da visibilidade da instituição na mídia é positiva ou neutra.

 

Palestras do dia

A jornalista Kharen Stecca teve a primeira fala da tarde, na qual abordou o "Projeto Visibilidade e o papel do Jornal UFG”. A palestrante enfatizou a distinção crucial entre divulgação (direcionada à sociedade) e comunicação científica (entre os próprios cientistas). Para aprimorar a comunicação científica na Universidade, Kharen sugeriu aos agentes de comunicação a serem parceiros na identificação de pesquisas em suas unidades, e ressaltou o trabalho do Jornal UFG como veículo focado na divulgação científica.

 

2o_Encontro_de_Agentes_Salvio_Farias.jpg

Salvio Farias: UFG consolidou-se como potência comunicacional e referência na região Centro-Oeste

 

 

Sobre o Projeto Visibilidade, a palestrante abordou como a iniciativa melhorou a imagem da Universidade na mídia. O projeto, nascido em 2014, tem como foco o compartilhamento de produções acadêmicas para veículos de comunicação regionais, nacionais e internacionais. A postura ativa da Universidade em oferecer pautas à imprensa fez com que a Universidade pautasse os debates sobre ela, expondo suas contribuições científicas e ampliando o alcance desses trabalhos ao público. "A divulgação científica cumpre a função de democratizar o acesso ao conhecimento e incluir os cidadãos no debate", afirmou.

As duas últimas palestras destrincharam o mesmo tema sob diferentes óticas: as redes sociais no âmbito institucional. A primeira nesse contexto, intitulada "O papel dos sites institucionais na era das redes sociais" e apresentada pela também jornalista Caroline Pires desconstruiu a ideia de que os portais oficiais são pouco visitados, apontando dados que mostram um público jovem (abaixo de 35 anos) buscando ativamente informações no Portal UFG. Ela defendeu o conceito do site como a "casa" da instituição, sendo o local virtual onde reside a informação segura, oficial e perene, fundamental para a transparência e a memória institucional, enquanto as redes sociais são como o “palco”, que opera na lógica de um espaço de atração e relacionamento.

 

2o_Encontro_de_Agentes_Kharen_Stecca.jpg

Kharen Stecca falou sobre o Projeto Visibilidade criado há 11 anos e sobre divulgação científica

 

 

Na sequência, a gestora de mídias sociais Beatriz Barreto Carvalho apresentou o tema "Redes Sociais: Boas Práticas e Diretrizes para a Comunicação das Redes da UFG". Em sua fala, Beatriz alertou sobre a necessidade de planejamento e cautela. Ela destacou que, diferentemente do site, a rede social exige ritmo e conexão emocional para manter a relevância, mas que ao mesmo tempo deve se manter a impessoalidade nos discursos propagados, representando sempre a instituição e seu interesse público. O final da palestra foi pautado por orientações do que é e o que não é apropriado para perfis oficiais em ambiente virtual, bem como tendências para 2026, como temáticas esportivas, por conta das Olimpíadas de Inverno e a Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (Fifa) de futebol masculino.

O último momento do encontro foi marcado por uma mesa colaborativa, que teve seu espaço aberto para que os profissionais de comunicação das unidades pudessem ter um momento de fala livre, tirar dúvidas e retificar posicionamentos com a equipe diretiva da Secom.

Source: Secom UFG

Catégories: Notícias