22º Conpeex registra 13 mil participantes e 3.700 trabalhos apresentados
Último dia foi marcado pela premiação dos melhores trabalhos e a sensação do dever cumprido
Texto: Caroline Pires
Fotos: Carlos Siqueira
O último dia do 22º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex/UFG) é sempre marcado por um misto de sentimentos: a sensação de missão cumprida exalando da equipe organizadora, os olhares atentos na plateia, enquanto se aguarda o início da entrega das premiações de melhores trabalhos, e a convicção de que a cada ano o evento inspira, cresce e se supera. Na última sexta-feira, (7/11), centenas de pessoas aguardavam no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, palco das matrículas, colações de grau e tantas comemorações da Universidade, pelo encerramento do maior evento científico da UFG. Confira o álbum de fotos.
Para quem não passou pelos estandes, nem apresentou trabalhos ou por algum motivo não pôde participar e sentir o impacto do Conpeex, os números são capazes de contar a história: foram mais de 13 mil pessoas circulando nos espaços, 11.533 inscritos e 3.749 trabalhos inscritos. O Espaço Saúde realizou 3.200 atendimento e o Hemocentro de Goiás coletou material capaz de salvar 336 vidas.
No discurso de encerramento, a pró-reitora em exercício da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG, Adriana Régia Marques de Souza, destacou que a realização do evento demanda um trabalho que dura todo o ano. “As palmas são para você todos que estão aqui e que tornam esse evento grandioso. A nossa torcida é para que em 2026 ele seja ainda maior e melhor, já que ele é construído por todos nós”, ressaltou ela ao reforçar a importância da participação e do envolvimento de todas as pró-reitorias, secretarias, órgãos administrativos e unidades acadêmicas da UFG.
Segundo a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, os números por si só já comprovam a relevância desse evento. “Temos muito o que comemorar porque nossa Universidade tem se mobilizado cada vez mais em prol do ensino, pesquisa e extensão”, destacou. De acordo com a reitora, a qualidade da pesquisa, a dedicação do ensino e as inúmeras ações de extensão consolidam esse lugar de destaque da UFG entre as 3% melhores do planeta. Em especial, Angelita Pereira de Lima agradeceu às centenas de pessoas que colaboraram para a realização do evento “temos hoje a constatação da qualidade da UFG expressada nesse evento. A alegria das pessoas está estampada nos rostos e não há nada melhor para a educação do país do que atuar com esse carinho”, finalizou.
Premiação
Ao final da cerimônia de encerramento foi realizado a entrega dos prêmios aos melhores trabalhos do 22º Conpeex. Foram contemplados os três melhores trabalhos nas categorias de apresentação: Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso, Mostra da Educação Básica, Mostra de Educação Profissional e Tecnológica, Mostra de Extensão e Cultura F. Programa de Bolsas de Extensão e Cultura, Programa de Educação Tutorial (PET), Mostra de Monitoria e Ensino, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Seminário do Programa de Iniciação à Pesquisa dos Cursos de Licenciatura (Prolicen).
Já na mostra da Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu, no Seminário de Iniciação à Pesquisa (PIP) Iniciação Científica (IC), no Seminário de Iniciação à Pesquisa (PIP), Iniciação Tecnológica (IT) e no Seminário de Iniciação à Pesquisa (PIP), Iniciação Científica Júnior (ICJr), foi premiado o melhor trabalho por área de conhecimento. Foram premiados ainda os quatro melhores competidores da competição de Xadrez do 22º Conpeex, realizada no dia 6 de novembro.
A cerimônia premiou ainda os selecionados pelo edital de Melhores Práticas de Internacionalização, promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da UFG. O objetivo foi reconhecer, valorizar e divulgar ações de internacionalização realizadas, premiando relatos de experiências de boas práticas de internacionalização dos últimos 5 anos.
Saiba mais
Exposição de conchas une biologia, matemática e arte
Especialistas alertam para a urgência climática no bioma mais ameaçado do Brasil
UFG lança Observatório dos Povos Indígenas de Goiás
Um mar de conhecimento invade a UFG
As portas do 22º Conpeex estão abertas
22º Conpeex mobiliza para criação do Instituto Nacional do Cerrado
22º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG começa terça (4/11)
Fonte: Secom UFG
Categorias: Notícias
