WhatsApp_Image_2025-10-19_at_18.24.19.jpeg

UFG realiza Vestibular para mais de 30 mil pessoas

Em 21/10/25 08:53. Atualizada em 21/10/25 08:53.

Mulheres foram 65,9% das candidatas. Confira o álbum de fotos

Texto: Caroline Pires e Janyelle da Mata

Fotos: Carlos Siqueira

 

Uma multidão maior do que muitos municípios goianos compareceu logo cedo nesta manhã de domingo, 19/10, para realizar a prova de Vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG). O processo seletivo foi realizado em 8 cidades goianas e contou com o apoio de 2.400 colaboradores. A realização do Vestibular, após 10 anos, foi uma estratégia adotada pela Universidade visando o preenchimento de 100% das vagas dos cursos de graduação da UFG. A publicação do resultado final do processo seletivo será no dia 28 de novembro. O índice de abstenção geral do vestibular foi em média de 16%, sendo maior na capital do que nas cidades do interior. Vale destacar que o vestibular obteve o percentual de  34,1% de inscrições de homens e 65,9% de mulheres. Confira o álbum de fotos.

O pró-reitor de graduação da UFG, Israel Elias Trindade e a diretora executiva do Instituto Verbena, Claci F. Weirich Rosso, acompanharam a abertura dos portões às 7h, no Centro de Aulas D, no Campus Colemar Natal de Silva, certificando-se da organização no início dos trabalhos do dia. “Esse número expressivo de candidatos aponta que os jovens têm interesse em prosseguir seus estudos, que eles acreditam na ciência e estão esperançosos para um futuro próspero”, defendeu o pró-reitor. Segundo ele, a grande concorrência desmonta o mito de que os estudantes de ensino médio não querem fazer um curso superior, apontando justamente para o contrário, “temos sim muitos jovens sonhando com a Universidade e uma formação superior de qualidade”, concluiu. 

 

2.400 colaboradores participaram da aplicação do Vestibular UFG 2026

2.400 colaboradores participaram da aplicação do Vestibular UFG 2026

 

Claci Rosso, diretora executiva do Instituto Verbena, avalia que todo o processo da aplicação de provas transcorreu de maneira muito tranquila. “Toda a equipe que participou da organização do Vestibular passou por treinamento, o que proporcionou a segurança da reunião das provas pelas oito cidades do estado de Goiás”, lembrou. Além disso, segundo a diretora executiva, foram realizadas diversas ações para munir os candidatos com todas as informações necessárias antes da prova, pelas redes sociais, canais de comunicação diretos com o Instituto Verbena e uma cartilha específica de orientações. 

 

Realização das provas e cronograma

O Vestibular UFG ofertou  2.209 vagas em 97 opções de ofertas de cursos de graduação. As provas foram aplicadas em 8 cidades, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Itumbiara, Uruaçu, Iporá, Rio Verde e Cidade Ocidental. Um total de 31.825 foram homologadas e estão aptas a participar do certame.

As provas da parte da manhã tiveram duração de 3 horas, foram aplicadas a redação e 24 questões da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Na parte da tarde, os portões foram abertos às 13h para receber os candidatos que responderam 72 questões das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Os três cursos com maior procura foram: Medicina, Direito e Psicologia, seguidos de Medicina Veterinária, Engenharia de Software, Odontologia, Biomedicina, Inteligência Artificial, Agronomia e Ciência da Computação. O tema da redação deste ano foi “Inteligência Artificial: impactos na vida cotidiana e limites éticos”. Claci Rosso lembrou que a UFG foi a primeira universidade do país a oferecer este curso de graduação e ela considera que “esse tema está sendo bastante debatido e é atual, consideramos que é um tema fundamental para formação dos nossos estudantes”.  

A publicação do resultado preliminar do gabarito da prova objetiva será feito no dia 20/10, no site do Instituto Verbena. No dia 28/11, além da publicação do resultado final do processo seletivo, também serão publicadas a relação dos candidatos aprovados em 1ª chamada e a listagem com os candidatos classificados para compor o Cadastro de Reserva.

Segundo Israel Elias Trindade, a retomada do vestibular é um marco do compromisso da Instituição com a democratização e o acesso ao ensino superior de qualidade,  “acreditamos que o Vestibular e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) podem vir a permitir que a Universidade atinja a meta de 100% de preenchimento das vagas oferecidas”.

WhatsApp_Image_2025-10-19_at_18.24.19_(1).jpeg

Provas foram realizadas em oito cidades de Goiás

 

Histórias

Cada um dos mais de 30 mil candidatos carrega sua história de vida e suas expectativas para dentro dos locais de prova. Mais do que a representação de um número, o que se vê é a possibilidade de embarcar em uma jornada única, de formação pessoal e profissional, em uma Universidade Pública, inclusiva e democrática, como a UFG. 

Raquel Borges foi uma das primeiras a chegar ao local de provas, acompanhando seu filho Rafael Borges, que já cursou medicina por três meses na UFG, mas resolveu que quer ingressar no curso de Inteligência Artificial. “Ele é meu único filho e sempre foi muito estudioso e estou com a expectativa muito boa de que vai conseguir passar”, torceu a mãe que ia aguardar o término das provas no portão do Centro de Aulas D. 

Do lado de fora do portão também estava a vendedora ambulante Marisa dos Santos, oferecendo guloseimas, canetas e água mineral para os estudantes que chegavam, “não perco a oportunidade de fazer esses bicos! E viemos a família toda, meu pai está ali na banca no final da rua”. 

 

WhatsApp_Image_2025-10-19_at_18.24.17_(2).jpeg

Cerca de 3 mil candidatos realizaram as provas no Centro de Aulas D

 

 

Os fiscais de prova também são pessoas fundamentais para a realização bem sucedida das atividades, Caio Henrique Santos e Eliana Beatriz trabalharam pela primeira vez para o concurso realizado pela UFG. “Achei tudo muito bem organizado e fiquei feliz porque aqui no Centro de Aulas da Engenharia não teve nenhum candidato que chegou depois dos portões terem sido fechados”, observou. 

Maria Fernanda Negrão, de 17 anos, compartilhou da sua emoção de fazer o Vestibular da UFG no prédio da Faculdade de Direito, seu curso de graduação escolhido, “Minha família é toda de advogados e eu fico muito feliz de poder fazer a prova aqui nesse lugar”, compartilhou. Ela ainda elogiou o tema da redação, “essa questão da Inteligência Artificial está muito em voga. Discutimos muito sobre isso no meu colégio”, acrescentou.

Tentando incrementar sua experiência de prova, Gustavo Estrela, que ainda está no 2º ano no Ensino Médio, prestou a prova e espera seguir a mesma profissão do pai, e ser economista. “Participei dos simulados do meu colégio e estou tentando me preparar da melhor maneira possível para conseguir ingressar na UFG em 2027”, adiantou. 

Já Maria Eduarda Ribeiro trouxe chocolates para ajudar a ter energia para as provas, realizadas tanto na parte da manhã como da tarde, “estou bem confiante! Em 2026 serei aluna”. Amanda Fernandes, da cidade de Guapó,  é mãe de um menino de 3 anos, e precisou interromper os seus estudos, nesses primeiros anos, e agora pretende ingressar no curso de Design de Moda. “Eu sempre estudei em escola pública e acho que o Enem tem uma abordagem que precisa ser revista, fiquei muito feliz de saber que a UFG iria começar a realizar suas provas de vestibular novamente. Gostei muito da prova e da abordagem das questões”, finalizou. 

 

WhatsApp_Image_2025-10-19_at_18.24.17_(3).jpeg

Pró-reitor de graduação, Israel Elias Trindade, e a diretora executiva do Instituto Verbena, Claci Rosso, acompanharam a abertura dos portões

 

WhatsApp_Image_2025-10-19_at_18.24.20.jpeg

Maria Eduarda Ribeiro estava confiante e espera ingressar no curso de Direito

 

 WhatsApp_Image_2025-10-19_at_18.24.20_(1).jpeg

Amanda Fernandes interrompeu os estudos após o nascimento do filho, mas agora pretende ingressar no curso de Design de Moda

 

WhatsApp_Image_2025-10-19_at_18.24.18.jpeg

Maria dos Santos trouxe a família para auxiliar na venda de produtos aos candidados que chegavam para as provas

 

Fonte: Secom UFG e Instituto Verbena UFG

Categorias: Notícias