
Projeto de extensão da FIC vence 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo
Observatório Jornalístico Universitário conquistou o 1º lugar em jornalismo universitário
O projeto de extensão Observatório Jornalístico Universitário da Universidade Federal de Goiás (OJU) foi vencedor, na quinta-feira (18/9), do 12° Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria jornalismo universitário. A reportagem especial, intitulada “Café com afeto: o protagonismo feminino que aquece Goiânia”, contou histórias de empreendedoras que enfrentaram o desafio de ocupar um lugar ainda dominado por homens: o comando dos negócios no ramo do café.
Dentre as muitas empreendedoras goianas, o OJU conta a história de três: Angélica, filha da fundadora e gerente do café “Tia Nair”, no centro de Goiânia, Letícia Vaz, criadora do café itinerante “Let’s Bora”, e Elaine Moura, criadora da franquia “PopCorn Gourmet”. As suas trajetórias, desafios e inspirações foram contadas em uma reportagem multimídia, que também apresenta dados sobre o empreendedorismo feminino, especialmente no âmbito do café.
O trabalho foi desenvolvido por Andressa Bueno, Hayane Bonfim, Isadora Otto, Isis Borges, Junia Gabriela, Mariana Brito Xavier e Sofia Costa, sob orientação da professora Mariza Fernandes, coordenadora do OJU. Agora, a reportagem segue para a etapa regional da premiação, onde compete com outros trabalhos da mesma categoria em todo o Centro-Oeste.
Sobre o OJU
O Observatório Jornalístico Universitário (OJU) é um projeto de extensão da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG), voltado para o jornalismo de dados, a checagem de fatos e o combate à desinformação. O objetivo é proporcionar um espaço de aprendizado e experimentação, onde futuros jornalistas se preparam para atuar de forma crítica, humanizada e ética em um cenário cada vez mais desafiador. A missão do OJU se divide em dois pilares essenciais: combater as ameaças à integridade da informação e formar comunicadores capacitados para enfrentar esse desafio de forma responsável e criativa.
Source: Observatório Jornalístico Universitário (OJU), UFG