OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
drenagem

UFG é parceira da Prefeitura de Goiânia no 1ºMutirão de 2024

Em 23/02/24 12:22. Atualizada em 29/02/24 11:09.

Evento vai ser realizado na Praça da Vitória na Vila Jardim São Judas Tadeu, neste final de semana (24/2 e 25/2)

A equipe técnico-científica à frente dos trabalhos para o Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU-GYN) está desenvolvendo uma solução para verificar as condições da microdrenagem na Capital. Quem for ao 1º Mutirão de Goiânia de 2024 da Prefeitura de Goiânia, neste sábado e domingo (24/2 e 25/2), e visitar o estande da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), vai ter a oportunidade de conhecer a versão beta da ferramenta, que mapeia as bocas de lobo, canais e pontos de manutenção, que são as construções por onde fluem as águas pluviais, de Goiânia.

A solução foi elaborada pela equipe de Campo e Processamento de Dados do PDDU-GYN, coordenada pelo professor do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal (Iesa UFG), Nilson Ferreira. Para isso, está sendo utilizada a Felt, uma plataforma de sistemas de informação geográfica (SIG) para mapeamento colaborativo.

 

drenagem
Professor da UFG, Nilson Ferreira coordena a equipe de Campo e Processamento de Dados do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia

 

Com a ferramenta, a equipe do PDDU-GYN está reunindo os inúmeros dados levantados ao longo dos últimos meses e criando mapas. Essa etapa deve demandar mais alguns meses para ser finalizada. No entanto, já é possível utilizar a aplicação, que é gratuita e está disponível na web pelo link (leia aqui) 

Nilson Ferreira pontua que, nesta fase, o público-alvo da solução, por enquanto, é a própria Prefeitura, secretarias e órgãos da administração municipal. "Principalmente a Seinfra, porque, conforme a gente vai fazendo o mapeamento eles vão utilizando a ferramenta para conferir e apontar melhorias que devem ser feitas nos dados".

 

Bocas de lobo
Segundo o professor, até o momento já foram contabilizadas aproximadamente 30 mil bocas de lobo, quase 16 mil poços de visitas (bueiros), um pouco mais de 760 estruturas de lançamento (canais, córregos ou rios) e mapeados até agora 1.324,20 km de dutos.

O ritmo dos trabalhos está acelerado. "Estamos com mais de 70% da rede de microdrenagem cadastrada na plataforma. Já foram mapeadas toda a bacia do Ribeirão Anicuns, onde se encontram as sub-bacias do Córrego Cascavel e do Córrego Botafogo. Toda a bacia do Rio Dourados, toda a bacia do Córrego do Barreiro, toda a bacia do Córrego Caveiras e toda a bacia do baixo Rio Meia Ponte", enumera o pesquisador.

"A ferramenta está na internet e o cidadão vai poder entender qual é o trajeto da água das precipitações [chuvas] e vai poder verificar as bocas de lobo que existem próximo da sua região", comenta Nilson.

 

Sobre o PDDU-GYN
Convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Agência de Regulação de Goiânia (AR) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) para o desenvolvimento de um conjunto de estudos técnico-científicos que irão embasar a elaboração de propostas para o Plano Diretor de Drenagem Urbana do Município de Goiânia (PDDU/GYN). Na Universidade, o convênio é gerido administrativamente e financeiramente pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). O PDDU-GYN vai conter propostas para o planejamento e o bom funcionamento do sistema de drenagem de águas pluviais, integrado aos demais serviços de saneamento básico, em atendimento e consonância com as legislações e normas técnicas vigentes, observando o planejamento urbano, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente, prevendo um horizonte de 30 anos.

 

Fonte: Divulgação - Prefeitura de Goiânia

Categorias: Acontece Prefeitura de Goiânia Mutirão da Prefeitura de Goiânia PDDU ufg