
Produtos químicos usados para amaciar plásticos são encontrados em lanches de redes de fast-food
Professora da Escola de Agronomia da UFG comenta pesquisa que encontrou produtos químicos nocivos à saúde em hambúrgueres, batatas fritas e outros lanches nos restaurantes mais populares dos Estados Unidos
Os cientistas da Universidade George Washington avaliaram amostras de 64 alimentos das redes mais famosas de hambúrgueres, pizzas e comida mexicana dos Estados Unidos.
Os resultados surpreendentes assustaram quem come regularmente nos fast-foods: em 81% das amostras foram encontrados um ftalato denominado DnBP - associado à asma-, e 70% das amostras continham DEHP, ambos ligados a problemas reprodutivos. Esses ftalatos também podem aumentar o risco de distúrbios de aprendizagem, atenção e comportamento na infância.
86% dos alimentos continham o plastificante substituto conhecido como DEHT, um produto químico que precisa de mais estudos para determinar seu impacto na saúde.
Outros estudos já haviam detectado essas substâncias em alimentos de países como o México, o Canadá e a China. Aqui no Brasil, o uso de plastificantes é regulado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Para saber os impactos desses produtos químicos na saúde de quem consome esse tipo de comida, a repórter estagiária Ronilma Pinheiro conversou sobre a pesquisa dos cientistas norte-americanos com a engenheira de alimentos Clarissa Damiani, professora da Escola de Agronomia da UFG, e com a nutricionista Manuela Wittmann.
Ouça abaixo
Fonte: Rádio Universitária
Categorias: Acontece