
Otan estima que mais de 8 mil pessoas já conseguiram deixar o Afeganistão pelo aeroporto de Cabul
O doutorando em Relações Internacionais Hugo Tomazetti fala sobre a situação dos novos refugiados afegãos a partir da tomada de poder do grupo Taleban em um bate-papo com a Rádio Universitária.
O Aeroporto Internacional de Cabul continua sendo cenário de caos generalizado, desde a tomada de poder do grupo Taleban, no último domingo (15). Pelo menos 12 pessoas já morreram nos tumultos no local.
Segundo a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), mais de 8 mil pessoas já conseguiram deixar o país pelo aeroporto da capital afegã, mas a organização não discrimina quantas dessas pessoas são ocidentais e quantas são cidadãs do Afeganistão.
A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que 550 mil pessoas já deixaram suas casas com medo de retaliações do novo governo fundamentalista.
Cerca de 20 países já receberam os grupos de afegãos retirados do país por aviões ocidentais. O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, disse hoje que a situação é uma catástrofe.
Nós conversamos sobre a crise no Afeganistão com o doutorando em Relações Internacionais Hugo Tomazetti, que acompanha as notícias direto da Espanha.
Ouça abaixo
Fonte: Rádio Universitária
Categorias: Acontece