
Chuvas artificiais amenizam altas temperaturas no hemisfério norte
Professor. Dr. Diego Tarley Ferreira Nascimento, do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA-UFG) fala à Rádio Universitária sobre o uso das chuvas artificiais em Dubai e no Brasil
O verão continua ardendo sobre os países do hemisfério norte. Para amenizar o calor, os Emirados Árabes Unidos, que têm sofrido com os termômetros acima dos 50 °C, lançaram mão de um artifício criado por cientistas norte-americanos nos anos 1940, as chuvas artificiais.
Os árabes usaram drones para liberar cargas elétricas nas nuvens para criar chuvas sobre a região desértica. O Departamento de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos garante que a estratégia tem funcionado e algumas partes do país ganharam chuvas encorpadas.
Além dos drones, há diversas outras técnicas de “semeadura de nuvens”. O Brasil também já tentou desenvolver técnicas para tentar produzir chuvas artificiais sobre o sertão nordestino, mas as pesquisas não foram adiante, por causa do alto custo e do baixo poder de retorno.
O Prof. Dr. Diego Tarley Ferreira Nascimento, do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA-UFG) falou com o a Rádio Universitária sobre as pesquisas da área.
Ouça abaixo
Source: Rádio Universitária
Categories: Acontece