
Preservação da Cinemateca Brasileira preocupa setor cultural
Instituição abriga 85% do acervo audiovisual nacional, composto em 120 anos de história
O setor cultural está apreensivo com a preservação da Cinemateca Brasileira. No final do ano passado, o governo Bolsonaro tirou a verba de manutenção do órgão e na última sexta-feira (7/8) assumiu em definitivo o comando da instituição, até então administrada pela Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto.
Na operação, que contou com policiais federais e guarda civil metropolitana, os funcionários da Cinemateca, que já estavam há sete meses sem receber, foram retirados do local e tiveram as chaves tomadas.
A Cinemateca Brasileira é um parque complexo de 27 mil metros quadrados que fica na Vila Mariana, em São Paulo. Ali estão abrigados 85% do acervo audiovisual nacional, composto em 120 anos de história. São 250 mil rolos de filmes.
O professor de cinema da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, Lisando Nogueira, comentou à Rádio Universitária sobe a importância da Cinemateca Brasileira. O professor Lisandro Nogueira teve a oportunidade dirigir a Instituição entre os anos de 2013 e 2014. A entrevista é da Jornalista Silvânia Lima.
Source: Rádio Universitária
Catégories: Acontece