O uso de micro-organismos benéficos na agricultura
Em entrevista ao programa Prosa-Rural, a professora da UFG Leila Garcês, engenheira agrônoma, conta mais sobre o uso de micro-organismos benéficos na agricultura e de sua pesquisa sobre o melhoramento de plantas utilizando fungos.
Quando pensamos em micro-organismos e fungos, geralmente, a primeira ideia que nos vêm a cabeça são os micro-organismos maléficos, como os que causam a gripe, viroses, infecções e diversas outras doenças.
No entanto, existem também micro-organismos e fungos benéficos, que são utilizados em diversas áreas da industria e da agro-industria. E é sobre estes que vamos falar hoje.
Por exemplo os inoculantes microbianos, bactérias fixadoras de nitrogênio, promotoras de crescimento vegetal que no cultivo de arroz e do feijão, ajudam na fixação biológica de nitrogênio, melhoram a absorção de nutrientes e auxiliam a resistência da planta a doenças.
A professora da UFG, Leila Garcês possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás com área de concentração em Genética e Doutorado em Agronomia com área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Goiás, sua pesquisa acerca dos micro-organismos comprovam que o uso de determinados fungos e bactérias na agricultura podem até mesmo diminuir o uso de agrotóxicos e surgimento de doenças nas plantas.
Ouça a entrevista da professora Leila para o programa "Prosa-Rural" da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) sobre sua pesquisa e o uso de micro-organismos na agricultura:
Entrevista Leila Garcês, professora agrônoma da UFG
Fonte: Rádio Universitária
Categorias: Entrevistas