OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC

III Volta da UFG surpreende em nova edição 27/11/2012

Em 28/11/12 08:38.

Percurso da Volta foi estabelecido como prova oficial e poderá valer como seletiva para São Silvestre

Em Goiânia, a manhã de domingo (25/11) estava com clima fechado e abafado, ótimo para dormir até tarde, mas melhor ainda para caminhar e correr. Foi o que fizeram os 450 inscritos da terceira edição da Volta da UFG, realizada no anel que rodeia o Câmpus Samambaia. O percurso foi constituído por corrida de 10 quilômetros, e caminhada, com 5 quilômetros.


A corrida foi dividida em modalidades de estudantes, professores e técnicoadministrativos e, por fim, público externo. Dentro de cada modalidade havia ainda as categorias por faixa etária e gênero. Os seis primeiros colocados foram premiados com medalhas e os três primeiros com troféus. Na caminhada não havia divisão e todos receberam premiação de participação.

Participantes de todas as idades estiveram no evento


E teve gente de toda idade participando da prova: crianças, jovens, adultos, mas o que mais chamou a atenção foram os senhores que fizeram o percurso de 10 km. Arédio Dias Carneiro foi um desses senhores. Com 78 anos de idade, Arédio conta que começou a correr depois dos 50 anos e sentiu sua saúde melhorar depois de começar a atividade. Ele treina semanalmente no anel, já conhece o percurso da prova e acredita que isto é uma vantagem em relação aos demais corredores. Além da Volta da UFG, de que ele participa desde a primeira edição, ele conta orgulhoso que “já participei da corrida de São Silvestre e da Volta da Pampulha”.

 

O corredor de 78 anos já participou das três edições da Volta da UFG.

E não é só o senhor Arédio que participa de grandes provas pelo país. A jornalista Maria Glória Alves, que já correu na São Silvestre também, participa desde a primeira edição da Volta da UFG e pratica a corrida todos os dias. Ela parabeniza o evento, mas fez uma crítica: “A premiação geral valoriza o profissional, é melhor que a premiação por categoria.” Maria Glória foi a primeira colocada entre as mulheres.


Outro corredor de destaque foi o pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom/UFG), Júlio César Prates. Ele contou que, depois de uma série de cirurgias, não acreditava que poderia sequer terminar o percurso da caminhada, e estava se sentindo vitorioso por ter cruzado a linha de chegada. Alicia Prates elogiou todo o evento, disse que adorou o percurso: “O lugar é muito tranquilo, e o caminho é muito bonito”, e completou “A caminhada teve um clima muito familiar”.


E foi essa impressão que ficou ao final do evento. Muitos participantes aproveitaram para ouvir música durante o trajeto, outros conversavam em grupos. Ao final, os participantes se parabenizavam, todos com medalhas no pescoço e sorrisos no rosto.

Participantes da caminhada fazem o trajeto em clima familiar


A III Volta da UFG é um projeto de extensão da Faculdade de Educação Física, coordenado pela professora da disciplina de Atletismo, Florence Faganello. O objetivo geral, segundo ela, é envolver os estudantes da disciplina, mostrando como funciona esse tipo evento esportivo. Eles, aliás, estavam espalhados por todo o percurso, dando suporte e apoio aos corredores e caminhantes. Também estavam presentes na linha de chegada e parabenizavam a todos que passavam por lá.

Professor Juracy vê evolução do evento a cada ano.

Coordenador de Esportes e Lazer da PROCOM, o professor Juracy Guimarães fez uma avaliação das três edições do evento. Ele acredita que a primeira foi surpreendente porque teve uma boa aceitação. Já a segunda teve uma melhora na quantidade de inscritos, que triplicou. “Nessa terceira edição conseguimos manter a isenção de inscrição, além de patrocinador, mas a maior vitória foi estabelecer o percurso como prova oficial, que agora pode valer como seletiva para a São Silvestre”.

 

Confira mais fotos da Volta da UFG.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Esporte