OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
noticia2651.gif

Reciclasa

Em 05/02/07 15:52. Atualizada em 24/01/12 08:26.
Projeto de educação ambiental apresenta modelo de uma casa construída e mobiliada com materiais reaproveitados.

Apresentar uma casa ecologicamente correta e ambientada para o consumidor do futuro é a proposta do projeto Reciclasa - Novos Usos para Antigos Materiais, desenvolvido pela área de Responsabilidade Social da IBM Brasil com curadoria da ONG Leia Brasil. A exposição tem início dia 8 de fevereiro, no Centro de Memória e Referência de Goiânia.

O Reciclasa é um projeto de educação ambiental composto por três partes. Uma exposição itinerante que percorrerá dez cidades do país, oficinas de educação ambiental para professores da rede pública e um workshop online, com acesso livre ao público através do site da Reciclasa. A idéia é mostrar, na prática, como é possível transformar materiais a princípio descartáveis em belas peças decorativas e utilidades domésticas de qualidade.

Todos os ambientes da casa dispõem de mobílias e objetos de decoração e design produzidos com materiais reciclados oriundos do lixo industrial e urbano, como por exemplo: móveis feitos a partir de pneus velhos e banners publicitários ou estofados com lona de caminhão velho, embalagem de caixa de leite e resíduos de couro. Os revestimentos internos da casa são elaborados com tubo de pasta de dente, caixa de leite e fibra de côco. As paredes são revestidas com um tipo de madeira trabalhada combinada com cera e resina.

Também estarão expostos sobras de tijolos, tubos e canos confeccionados com garrafa pet e telhas feitas com embalagem de caixas de leite.

Artesanato

Já o interior da Reciclasa é todo decorado com peças e objetos de arte popular transformados. Luminária de ferro-velho, descanso de panela feito com caixinha de filme fotográfico, quadro interativo com bandeirinhas de São João feitas de lata de alumínio e bibelôs de sucata são alguns exemplos.

Os móveis e objetos decorativos têm design arrojado e moderno. Cadeiras com madeiras de resto de demolição, tecidos e tapetes feitos com resíduo de couro, puffs com enchimento de garrafas de plástico são algumas das peças transformadas para a exposição. Para a execução do projeto foi montada uma equipe multidisciplinar com arquitetos, cenógrafos e pesquisadores especialistas em lixo e aproveitamento de materiais e objetos.

"O objetivo desse projeto é fazer com que entidades governamentais, formadores de opinião, bem como professores e alunos de escolas revejam a definição atual de lixo", afirma Ruth Harada, executiva da IBM.

A exposição, que já passou por Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza e Natal, ficará em Goiânia até 9 de março, seguindo para outras cidades brasileiras.

Serviço

Exposição: Reciclasa - Novos Usos para Antigos Materiais

Data: de 8 de fevereiro a 9 de março, de segunda a sexta, das 8 às 18h.

Local: Centro de Memória e Referência de Goiânia (Av. Goiás, esquina com Rua 3, Centro)

Preço: Entrada gratuita

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/IBM